Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Guerra ao mosquito da dengue: Massapê recebe a visita dos Técnicos da 11ª Cres/SESA-Ce.

A dengue continua sendo um problema de Saúde Pública seríssimo no município de Massapê, até hoje, foram registrados  52 casos positivos pelo LACEN e 314 casos suspeitos notificados para dengue. As equipes da 11ª Cres estiveram  em Massapê, no dias 28 e 29 de setembro, para assessorar a Secretaria de Saúde local à reverter este quadro crítico  de dengue. A metodologia do trabalho se deu da seguinte forma: 1- Reunião da Equipe da 11ª Cres com a Equipe da Secretaria de Saúde do município, com a presença do Secretário de Saúde Dr. Hélio, para planejar a programação da visita.  2- Visitas as UBS pelas  equipes  da atenção primária e AMQ (Avaliação da Melhoria da Qualidade) para verificar o fluxo de pacientes suspeitos de dengue. 3- Visitas dos supervisores das endemias ao campo, para avaliar  o trabalho dos agentes de endemias. 4-  A Mobilização Social junto as endemias realizaram entrevistas nas rádios locais, para disseminar os problemas com os focos domésticos do mosquito da dengue e chamar a população para uma ação pariticipativa, em virtude do alto índice de infestação para o mosquito e para o vírus circulante da dengue. 4- Vigilância Sanitária no hospital e nos domicílios para averiguar os riscos da dengue. 5- Vigilância epidemiológica junto a vigilância local, para estudo dos procedimentos de casos suspeitos e positivos para dengue. No segundo momento, foram realizadas outras atividades: 1- Reunião com os agentes de endemias, para incentivá-los a  desenvolver um trabalho com mais qualidade. 2- Reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, Conselheiros de Saúde e o PROJOVEM. O local escolhido destas últimas reuniões foi a Câmara de Vereadores.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cuidado, você pode estar com ácido úrico.


Ácido Úrico - Tabela de Alimentos

Até que ponto a taxa de ácido úrico no organismo influi na Pressão Arterial? Aliás o ácido úrico no organismo é gerado por que? Qual o melhor controle? Grato
Erardo
A taxa de ácido úrico no sangue não possui relação direta com a hipertensão arterial. O que deve ser lembrado é que alguns medicamentos antihipertensivos podem ter como efeito colateral o aumento dos níveis de ácido úrico.
O ácido úrico é proveniente do catabolismo celular através da metabolização de substâncias chamadas purinas, assim como da ingestão excessiva de alimentos que o contem.
O melhor controle para pacientes que possuem níveis elevados de ácido úrico no sangue (após avaliação por médico) é feita através da dieta e em alguns casos há a necessidade do uso de fármacos que inibem sua síntese ou aumentam sua excreção através dos rins.
Abaixo envio uma tabela de alimentos que devem ser evitados.
Recomendações dietéticas para pessoas com aumento da taxa sangüínea de Ácido Úrico:
Alimentos proibitivos:
Carnes: vitela, bacon, cabrito, carneiro
Miúdos em geral: fígado, coração, rins, língua, miolo.
Peixes e Frutos do Mar: sardinha, salmão, truta, bacalhau, arenque, mexilhão anchova, ovas de peixe,
Aves: galeto, peru, pombo, ganso.
Alimentos de uso moderado:
Carnes: vaca, frango, porco, coelho, presunto.
Peixes e Frutos do Mar: peixes não citados acima, além de camarão, ostra, lagosta e caranguejo.
Leguminosas: feijão, soja, grão de bico, lentilha,ervilha, as pargo, cogumelo, couve-flor, espinafre.
Cereais Integrais: todos, a exemplo do arroz integral,trigo em grão, centeio e aveia.
Oleaginosas: coco, nozes, amendoim, castanha do Pará e de caju.
Alimentos Permitidos:
Gerais: leite, chá, café, chocolate, ovo, margarina, pão, macarrão, sagu, fubá, araruta, arroz e milho.
Vegetais: legumes e verduras, excetuadas asacima.
Doces e Frutas: açúcar e doces, todas as frutas inclusive os sucos naturais.
Usar moderadamente o sal e ingerir os alimentos com líquidos em abundância, moderando o consumo de álcool.
Valores normais de Ác. Úrico no sangue:
(na dependência do método de dosagem realizado)
Homem: 2,5 a 8,0 mg / ml
Mulheres: 1,5 a 6,0 mg / ml



Dr. Jorge W. Magalhães de Souza - Clínica Médica - Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dieta Alimentar

Para quem está há anos tentando emagrecer e já tentou de tudo - do cardápio que segue as fases da lua até o que libera apenas chás e sopas nas refeições-, só a idéia de começar um outro regime é capaz de fazer o estômago roncar, não é mesmo?
A boa notícia é que uma dieta ainda pouco citada nas conversas de academia e clínicas de beleza promete mudar o significado dessa temida palavrinha de cinco letras que insiste em assombrar o universo feminino. Dessa vez, a recomendação não é cortar nutrientes do prato, mas separá-los para serem consumidos em determinadas horas do dia.
» Conheça e experimente, na prática, a dieta dissociada
» Por que engordo comendo tão pouco?
» Chat: tecle sobre o assunto
O método de emagrecimento não é bem uma novidade, mas deve se tornar mais popular com o lançamento do livro Dieta Dissociada - Emagrecer com saúde comendo de tudo, do endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Na obra, o médico defende uma dieta de nome complicado, mas de proposta bem simples, que ele aplica há 20 anos, e com sucesso, no tratamento de pacientes obesos.
A dieta dissociada reacende a polêmica sobre não consumir massas, pães e arroz após as 18h. Além disso, recomenda não incluir ao mesmo tempo no prato esses carboidratos com as proteínas de origem animal (carnes e ovos).
Na prática, macarrão à bolonhesa e arroz com bife, por exemplo, deveriam ser evitados. "Ao ingerir carboidratos junto com as proteínas, o organismo libera mais insulina, e este hormônio inibe a ação da lipase, enzima que queima a gordura", comenta Soares. Por isso, a separação favorece o emagrecimento.
Quanto ao melhor horário para consumir um ou outro tipo de nutriente, o médico leva em conta as necessidades do organismo. Pela manhã, de acordo com Soares, o corpo pede os carboidratos, porque precisa de energia. À noite nos preparamos para dormir, relaxar e enfrentar um período longo sem comer. "A proteína provoca maior sensação de saciedade, evitando os famosos assaltos à geladeira", garante.
Principais vantagens
De acordo com o endocrinologista, esse é o tipo de dieta que a pessoa consegue seguir pelo resto da vida, porque não faz restrição à qualquer tipo de nutriente. "Os alimentos são apenas separados, mas tudo o que o corpo precisa é consumido ao longo do dia", explica Soares. Por isso, também não é contra-indicada para crianças, gestantes nem idosos. Para o médico, essa dieta é mais saudável do que outras restritivas que existem, porque ajuda quem precisa a perder peso, sem provocar danos à saúde por causa do desequilíbrio nutricional. "Um regime que só permite carboidratos no prato, por exemplo, a médio e longo prazos, leva ao acúmulo de triglicérides no sangue. Já uma dieta só de proteínas pode provocar aumento de colesterol e ácido úrico", ressalta. Segundo levantamento feito por um spa médico que há cinco anos adota a dieta dissociada, é possível uma redução mensal de até 10% do peso do paciente. Uma mulher de 56 anos, por exemplo, conseguiu perder 48 quilos em apenas cinco meses. De acordo com o médico Soares, ela apresentava, no início, problemas de artrose no joelho e muita dificuldade para andar, pois pesava 118 quilos - distribuídos em apenas 1,65m de altura.
"Após perder 10 quilos, com uma melhora na articulação do joelho, pôde iniciar outras atividades físicas, como hidroginástica e natação, sempre na água para ter menos impacto. Posteriormente, começou a fazer caminhadas e esteira e hoje continua com a dieta mesmo fora da clínica", comemora Soares.O outro lado. A nutróloga Samantha Enande, da Clínica Valéria Marcondes, diverge de opinião do médico, especialmente no que diz respeito a evitar carboidratos à noite. "O corpo precisa de calorias nesse péríodo também, e a proteína não vai fornecer isso", explica. "Além disso, a energia consumida pela manhã é gasta e você não consegue absorver a proteína ingerida à noite. Ajudaria a digestão noturna se houvesse consumo de um pouco de gordura, por exemplo, mas, como o intuito é emagrecer, não adiantaria nada", conclui. O médico rebate e diz que outra vantagem da dieta é não propor nada radical. A proposta é que o consumo de carboidratos pela manhã e de proteínas à noite torne-se um hábito, mas uma "escapadinha" na rotina não irá interferir no resultado final. "Se quiser ir à cantina à noite, comer uma boa massa, não há problema", garante Soares. "Porém, se lembre de pelo menos não misturar carboidratos e proteínas." Ou seja, vá de espaguete ao sugo e não à bolonhesa. A mistura com a carne, segundo o médico, chega a dobrar as calorias no prato.
O endocrinologista também não abre mão de regras básicas para quem deseja emagrecer, como fazer mais refeições ao longo do dia, com intervalos de quatro a cinco horas entre uma e outra. O ideal, segundo o médico, seria fazer três refeições básicas (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por um lanche. "Isso facilita o processo de emagrecimento, porque acelera o nosso metabolismo, já que queimamos mais calorias para fazer mais digestões", explica.Outro conselho que não pode faltar em qualquer regime e, por isso, também está nas regras da dieta dissociada, é o controle no consumo das guloseimas. "Infelizmente, quem quer emagrecer precisa sim controlar a compulsão pelos doces", adverte o médico. "O problema não é comer docinhos em eventos e festas, mas abusar todos os dias. A sacarose do açúcar comum faz o pâncreas liberar muita insulina, dificultando a queima de gordura. A solução é substituir o açúcar por adoçante ou mel natural", ensina o médico.
Serviço:
João César Castro Soares - endocrinologista
joaocesarcastro@yahoo.com.br

Fonte:Samantha Christie Enande - nutróloga
Clínica Valéria Marcondes
(11) 3672-5911
 

Informações sobre o dia 29 de agosto-Dia Nacional de Combate ao Fumo

A equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social, realizou um trabalho junto aos Secretários(as) de Saúde na mobilização do  Dia Nacional de Combate ao Fumo- 29 de agosto, produzimos um total de 15 programações e relatórios que já foram encaminhados para o NUAP(Núcleo de Atenção Primária) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. E ao mesmo tempo o NUAP estará enviando para o  Ministério da Saúde para serem introduzidos no Site do INCA. Esta é uma luta de todos nós e que o fim será sempre um começo, o que precisamos no momento é tomar iniciativa e divulgar os malefícios causados pelo fumo, enquanto é tempo de salvar uma vida.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Coreaú foi palco do II Seminário do Controle Social

O II Seminário do Controle Social foi realizado no dia 20 de maio de 2010, na cidade de Coreaú. Estiveram presente os Conselheiros de Coreaú e Moraújo, um total de 40 participantes e convidados. As palestras foram proferidas pela Conselheira do CESAU, Sra. Iranyr Mesquita que falou sobre a importância do papel de conselheiros de saúde, atribuições dos Conselhos e sobre orçamento. As autoridades presentes foram: Secretária de Saúde de Coreaú - Sra. Rayane  Ximenes Pessoa Menezes, Secretário de Cultura - Paulo Cesar Araújo, Secretaria de Educação - Ana Maria Carneiro Machado. Durante o Seminário ficou acertado a divulgação da Caravana de Brasília que iria acontecer em junho de 2010.

II Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde de Sobral

O Fórum microrregional de Conselheiros de Saúde de Sobral, realizou no dia 24 de junho de 2010 a sua segunda  Reunião ordinária. O local foi a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Os eixos em debate escolhidos pela plenária foram: Política de Educação Permanente do Controle Social , proferida pela Professora Maria Estela e sobre Orçamento e seus instrumentos legais, apresentado pela Conselheira de Saúde do CESAU- Sra. Iranyr Mesquita. Esteve dando sua contribuição no encontro o Secretário de Saúde de Sobral Dr. Carlos Hilton que falou sobre a falta de recursos no SUS e que é preciso e necessário otimizá-los, ou seja é importanate saber administrá-lo de forma correta, clara e compartilhada com os Conselhos municipais de Saúde. 

Massapê sediou o 1º Seminário do Controle Social

A 11ª Cres realizou no dia 18 de março de 2010, na cidade de Massapê, na Câmara dos Vereadores, o primeiro Seminário do Controle Social. O Seminário foi coordenado pelo Secretário Executivo do Fórum Sr. José Otaviano Lopes Filho e equipe técnica do Controle Social. Estiveram presentes os Conselheiros de Santana do Acaraú, Uruoca, Alcântaras, Meruoca e de Massapê. Os temas discutidos foram: O papel dos Conselheiros de Saúde, Atribuições dos Conselhos e entendendo de orçamento. As discussões foram orientadas pela Coordenadora geral do Fórum Sra. Maria do Socorro Ferreira e pela Articuladora geral  Elma. O objetivo do Seminário foi  disciminar o conhecimento entre os conselheiros para uma maior participação no Controle Social.

I Reunião do Fórum Microregional de Conselheiros de Saúde da 11ª Cres.

O Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde da 11ª Cres, realizou sua 1ª Reunião Ordinária no dia 07 de maio de 2010, na Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, na cidade de Sobral-Ceará. Participaram desta reunião 89 conselheiros e 20 convidados entre técnicos do CESAU e das Secretarias municipais de saúde dos respectivos municípios. A Reunião do Fórum teve como objetivo despertar nos Conselheiros o conhecimento sobre: Pacto em Defesa do SUS, Pacto pela Vida e de Gestão. Destacamos as presenças do Sr. Joaquim José Gomes Nunes Neto - Presidente do CESAU,  Dra. Ismênia- Assessora Técnica de planejamento da SESA,  Carlos Alberto do Nascimento Nogueira (Carlão)- Assessor Técnico do CESAU. Inserimos a importante  participação do Secretário de Saúde de Sobral- Dr. Carlos Hilton que vem contribuindo com suas palavras de aliança  e de significado alternativo nas políticas públicas do nosso território. Podemos considerar um grande parceiro no fortaleciamento do Controle Social.

Oficina para Conselheiros de Saúde de Hidrolândia.

O GT de Educação em Saúde, Mobilização e Controle Social da 11ª Cres, realizou no dia 25 de agosto de 2010 uma capacitação para Conselheiros de Saúde de Hidrolândia. A programação se referiu a : Importância do Papel do Consaelheiro de Saúde, enquanto representante da sociedade civil organizada; Atribuições dos Conselhos de Saúde e Entendendo de Orçamento. A metodologia foi a participativa, onde os conselheiros refletiram sobre suas práticas e passaram a entender melhor sobre a história do SUS e o seu verdadeiro papel de cidadania no Controle Social. 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Equipes do PSF são treinados para o tratamento do fumante.




Dias 30, segunda-feira, e 31, terça-feira, equipes do Programa Saúde da Família e de Centros de Atenção Psicossocial (CAP) de 18 municípios cearenses participam do "Treinamento para implantação do tratamento do fumante". A capacitação será realizada pela Secretaria da Saúde do Estado, no Mareiro Hotel, das 8h30min às 16 h. No segundo e último dia o treinamento, que tem o objetivo de capacitar médicos e enfermeiros para ofertar aos fumantes tratamentos nas unidades do SUS, vai até às 12h30min.
O treinamento integra a programação do Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde(OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O número de mortes provocados pelo cigarro chega a 5 milhões por ano em todo o mundo. O tabagismo, doença provocada pela dependência da nicotina, causa também 50 diferentes doenças, entre elas as cardiovasculares, respiratórias e o câncer.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pulmão está em terceiro lugar no ranking de incidência em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colo de útero. Estudos mostram que 95% dos cânceres de pulmão são desenvolvidos em pacientes com histórico de fumo. A 11ª Cres, através do GT de Educação em Saúde,  mobilizou os seus 24 municípios com a função de programar e realizar ações pertinentes ao dia 29 de agosto. No momento aguardamos os relatórios para  serem consolidados e enviados a SESA para integrar o Site do Ministério da Saúde/INCA.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO
30 DE AGOSTO (segunda-feira)
8h30min - Programa Nacional e Estadual de Controle do Tabagismo
Eurice Marques
Assessora técnica do Núcleo de Atenção Primária da Copas/Sesa
9h20min - Panorama Global do Tabagismo
Gabriel Seffair
Membro do Comitê Estadual das Ações de Controle do Tabagismo
10h20min - Intervalo
10h30min - Portaria MS 1035/2004 e Plano de Implantação para Tratamento do Fumante
Sandra Solange
Técnica do Nuap/Copas/Sesa
11h30min - Almoço
13h - Tratamento do tabagismo: vivência do Hospital de Messejana
Penha Uchôa
Presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia
Irenilza Oliveira
Técnica do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
14h30min - Apoio medicamentoso
Penha Uchôa
15h às 16h - Bases para a abordagem do tratamento do fumante / Sessões
Tales Sampaio
Professor do curso de medicina da Universidade de Fortaleza
31 DE AGOSTO (terça-feira)
8h30min - Fatores dificultadores para a cessação de fumar / Entendendo o tabagismo como dependência
Tânia Brígido
Chefe do Serviço de pneumologia do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
9h40min - Apresentação dos instrumentos do tratamento do fumante e fluxo operacional de informações
Liliane Porto
Técnica do Nuap/Copas/Sesa
Eurice Marques
10h15min - Intervalo
10h25min - Implantando o Programa Ajudando o Paciente a Deixar de Fumar
Gabriel Seffair
11h30min - Avaliação
12h30min - Almoço
Fonte - Secretaria de Saúde do Estado.

Livro aborda diagnóstico e tratamento em gastroenterologia e hepatologia

Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, as Edições UFC, da Universidade Federal do Ceará, estão lançando o livro Gastroenterologia e Hepatologia: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento de autoria de José Milton de Castro Lima. Obra pioneira no estado do Ceará, aborda em 41 capítulos, num total de 822 páginas, os temas mais abrangentes da Gastroenterologia e Hepatologia. Os capítulos foram escritos por profissionais renomados, com extensa experiência na condução clínica e cirúrgica dos pacientes e na área de ensino e pesquisa.

“Buscamos expor o consenso sobre o que existe de contemporâneo nas condutas médicas”, explica o autor no prefácio. “Nosso propósito foi organizar e estabelecer, da forma mais ampla possível, os dados essenciais à boa prática médica na condução dos pacientes com afecções gastroenterológicas e hepatológicas prevalentes no Brasil e, em especial, nas regiões Norte e Nordeste”, acrescenta.
A obra textualiza temas tais como fisiologia do trato digestório, e também outros assuntos referentes a métodos de exames complementares (endoscopia, laboratório e imagem). Inclui ainda conceitos gerais acerca dos procedimentos e exigências necessárias para garantir uma conduta satisfatória. O livro é indicado como fonte de revisão aos clínicos e cirurgiões, pós-graduandos e residentes de várias especialidades, além de estudantes de Medicina.
José Milton de Castro Lima é professor associado do Departamento de Medicina Clínica da UFC, Doutor em Gastroenterologia e coordenador do ambulatório de Hepatites Agudas e Crônicas do Hospital Universitário Walter Cantídio.
Fonte - Secretaria de Saúde do Estado.