Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SITUAÇÃO DA DENGUE NA MERUOCA EM 2011.




PREFEITURA MUNICIPAL DE MERUOCA

SECRETARIA DE SAÚDE

Rua Dom Expedito, 48 – Centro – Fone / Fax – (88) 3649-1257.

SITUAÇÃO DA DENGUE 2011

CLASSIFICAÇÃO = O MUNICIPIO DE MERUOCA ENCONTRA-SE EM SITUAÇÃO DE RISCO MODERADO: EXISTE O MOSQUITO, MAS NÃO HÁ CIRCULAÇÃO DE VÍRUS (PESSOAS INFECTADAS).

ULTIMOS CASOS DE DENGUE MERUOCA= 2007

INDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL: 0,28%

RISCO DA DENGUE EM MERUOCA = OS FOCOS ENCONTRADOS COM MAIOR FREQUÊNCIA NA SEDE FORAM EM DEPÓSITOS INSERVIVEIS (FUNDO DE QUINTAIS) E EM CAMILOS NOS TANQUES DEVIDO AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA IRREGULAR.

PREVENÇÃO E CONTROLE ANO 2011

TRABALHOS PREVENTIVOS = MUTIRÃO DE LIMPEZA (SEMESTRAL), REUNIÃO COM A COMUNIDADE (CAMILOS), DIVULGAÇÃO DOMICILIAR ATRAVÉS DOS GUARDAS DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE, PALESTRAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS E SUBSTITUIÇÃO DOS TANQUES P/BALDES COM TAMPA (CAMILOS).

CONTROLE QUIMICO = SEDE E DISTRITOS VIZINHOS (USO DE LARVICIDA NOS DEPÓSITOS, DE 30 EM 30 DIAS). DISTRITO CAMILOS: COLOCAÇÃO DE SACHÊS EM TANQUES COM MONITORAMENTO SEMANALMENTE, TRABALHO REALIZADO COM INSETICIDA NO INTRA E PERI DOMICILIAR EM CAMILOS COM BOMBA COSTAL TIPO HATSUTA.

CONTROLE BIOLOGICO= 100% DOS CACIMBÕES ESTÃO PEIXADOS COM A ESPÉCIE LEBISTE, COM MONITORAMENTO MENSAL.

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS = REALIZAÇÃO DE OFICINA NO ANO DE 2010 PARA GUARDAS DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE.

OBS: VALE RESSALTAR QUE NO 1º CICLO DE 2011, O ÍNDICE DE INFESTAÇÃO EM CAMILOS ERA DE 8,09% E JÁ NO 2º CICLO APRESENTOU 1,66%; PROVANDO ASSIM UM BOM TRABALHO DOS GUARDAS DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE.

INSUMOS:

BOMBA TIPO HATSUTA (PULVERIZADOR)

INSETICIDAS

MATERIAL BUROCRATICO

LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA

ANO   2010  Nº CASOS =73

CONCENTRAÇÃO POR ÁREA           
70% NA ÁREA DE SÃO FCº, 25% EM CAMILOS E 5% EM ANIL E SEDE.

ANO 2011 07 CASOS

90% EM CAMILOS (FRECHEIRAS) E 10% DISTRIBUÍDOS EM SÃO FCº E SEDE.
UM DOS PRINCIPAIS FATORES PARA O AUMENTO DOS CASOS DE LEISHMANIOSE DAR-SE AO DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO (DESMATAMENTO, QUEIMADAS) PELO HOMEM.

COMO MEDIDAS DE PREVENÇÃO ORIENTAMOS A POPULAÇÃO MANTER NAS PROXIMIDADES DE SUA CASA LIMPA E AREJADA E ANEXOS COMO CHIQUEIROS E GALINHEIROS AFASTADOS DE SUA CASA; MANTER-SE SEMPRE PROTEGIDOS NO HORÁRIO DE TRABALHO (AGRICULTURA) COMO TAMBÉM EVITAR BANHOS EM RIACHOS AO AMANHECER E ENTARDECER.

OBS: ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO (CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS E COMPRA DOS INSUMOS CITADOS) DOS GESTORES: PREFEITO FONTELES E SECRETÁRIA DE SAÚDE ANA LAURA ESTAMOS REALIZANDO UM TRABALHO COM MAIOR COBERTURA E DENTRO DO PRAZO DETERMINADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, TENDO ASSIM UM MELHOR CONTROLE (REDUÇÃO) DA DENGUE E LEISHMANIOSE NO MUNICÍPIO.


AIRTON BASTOS

SUPERVISOR DE ENDEMIAS



terça-feira, 12 de abril de 2011

Curso de atualização para secretários executivos da macrorregional de saúde de Sobral


Módulo I - História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil

Módulo II - Bases Legais para o fortalecimento do Controle Social

11ª DE ACARAÚ
Módulo III -Orientação de Funcionamento dos Conselhos Municipais de Saúde. Estamos informados que o nível dos secretário executivos é bastante elevado, isto porque o as discussões não deixaram a desejar. As reflexões superaram o facilitador Otaviano, que segundo informação dos alunos ficou satisfeito com o desempenho e o resultado inicial do alunado. Estamos de olho esperamos que esta vontade de fazer um SUS melhor para a população não acabe no pensamento e na força desse novo aliado, o Secretário Executivo dos Conselhos Municipais de Saúde.

11ª CRES  DE TIANGUÁ

11ª CRES DE SOBRAL


Todas as CRES



Curso de atualização para Secretarias Executivas dos Conselhos Municipais de Saúde
Auditório Prefeitura de Sobral
Sexta/ M e T
Quinta/ M e T
01/04/11; 15/04/11; 29/04/11; 27/05/11; 08/06/11
Facilitadores:
José Otaviano Lopes Filho;
Antonia Katiany Nascimento Linhares.

Epidemia de dengue atinge 27 municípios cearenses

Indicadores mostram que 27 municípios cearenses estão vivendo uma epidemia de dengue. Com base na Nota Técnica da Situação Epidemiológica da Dengue no Ceará, divulgada nesta segunda-feira, 4, pela Secretaria da Saúde do Estado o quadro de epidemia se concentra nos municípios que ultrapassaram o limite de incidência de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes e em municípios que estão com 1 ou mais óbitos confirmados (leia aqui a nota técnica na íntegra). Em cinco dos 27 municípios a preocupação é maior: Acarape, Chorozinho, Icó, Itapipoca e Tejuçuoca. Estão com alta incidência da doença e ainda com óbitos confirmados. Fortaleza está com 56 bairros com incidência acima do limite e quatro óbitos.

A Secretaria da Saúde confirma, também, a transmissão de dengue em 152 municípios do Ceará, o que caracteriza, segundo a Nota Técnica, alta dispersão e alta transmissão. A reintrodução do vírus do tipo 1 da dengue no Estado vem ocasionando surtos epidêmicos em vários municípios, mesmo antes do período de maiores chuvas, diz a Nota. O número elevado de casos graves – na proporção de um caso grave para 72 não graves – caracteriza-se como a maior proporção de toda a história das epidemias no Ceará, nos anos de 1987, 1994, 2001 e 2008. Para confirmar o quadro de epidemia em 27 municípios, a Secretaria da Saúde também levou em conta o número elevado de óbitos e a constatação preliminar, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de dois casos de dengue do tipo 4, em Fortaleza e Morada Nova, que nunca circulou no Ceará.

Capacitações

Desde a última segunda-feira, 28, a Secretaria da Saúde do Estado, em apoio aos municípios, encaminhou 15 técnicos para uma força tarefa focada na assistência aos pacientes. Os técnicos capacitam e atualizam médicos e enfermeiros das unidades de saúde no diagnóstico precoce,a partir do aparecimento de febre aguda, chamando a atenção para os sinais de alarme na fase do terceiro ao quinto dia da doença. Ainda na área capacitação de profissionais, no início de março, a Sesa trouxe ao Ceará um dos maiores especialistas em dengue, o médico Eric Martinez, que capacitou médicos e enfermeiros de sete hospitais. No ano passado foram realizadas sete treinamentos com médicos pediatras para tratamento às crianças com suspeita de dengue e para evitar óbitos infantis.

Nos últimos seis meses, com objetivo de mobilizar gestores e alertar profissionais sobre situação de epidemia foram elaboradas e lançadas três notas técnicas.

Mobilização social

As ações de mobilização e de conscientização da população sobre os cuidados com a proliferação do mosquito, desde outubro do ano passado, foram intensificadas. O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue foi ampliado de 18 para 26 instituições, incluindo a Federação das Indústrias do Estado do Ceará. A FIEC lançou a campanha “Indústria sem dengue”, mobilizando 11 mil trabalhadores. Outra ação da Sesa foi a “Caravana da Dengue”, que duas vezes percorreu às três macrorregiões do Estado (Juazeiro do Norte, Sobral, Fortaleza). Em todas, a Secretaria da Saúde do Estado alertava sobre os riscos de epidemia e que os municípios precisavam acelerar e qualificar o trabalho focal no controle do mosquito Aedes aegypti durante a visita casa a casa dos agentes sanitaristas dos municípios. Nos últimos 15 dias de março, 10 municípios, com óbitos confirmados, foram visitados pelo secretário Arruda Bastos e um grupo de técnicos da Sesa.
Mais fumacê

A partir desta quarta-feira,6, o fumacê vai circular nas áreas das seis Secretarias Regionais da capital.