Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

III Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde


No dia 30 de setembro de 2011 de 8 as 12 horas, será realizada no Centro de Zoonoses de Sobral a III Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde. Tendo com proposta de pauta: Políticas Públicas sobre Drogas. Está previsto a participação de 100 (cem) conselheiros de saúde representando os municípios da Microrregional de Saúde. Sabemos que para o total sucesso da III Reunião do Fórum de 2011, se faz necessário a presença e a efetiva participação de todos para o fortalecimento do controle social no SUS.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Defensores do SUS lotam auditório da 6ª Conferência de Saúde

No mesmo dia em que a Câmara dos Deputados vota, em Brasília, a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define parâmetros para os gastos com saúde, foi aberta na manhã desta quarta-feira, 21 de setembro, em Fortaleza, a 6ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada até sexta-feira, 23, na Fábrica de Negócios, Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema. Cerca de duas mil pessoas, entre delegados e convidados, lotaram o auditório principal, onde, além da abertura do evento, acompanharam a entrega da Comenda Chico Passeata, instituída pela Secretaria da Saúde do Estado e entregue a 12 personalidades que se destacaram “no processo de mobilização social com interferência positiva nos determinantes sociais de saúde, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e saúde do povo cearense”.


O presidente do Conselho Estadual de Saúde Joaquim José Gomes Nunes Neto, destacou a realização das conferências preparatórias nos 184 municípios cearenses e as 180 propostas consolidadas nas etapas municipais que serão apreciadas na etapa estadual. Pelo nível de participação, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, disse que “a 6ª Conferência vai ficar na história pela grande mobilização e pelo acervo de propostas” apresentadas.

Arruda Bastos salientou que o grande desafio da saúde nesse momento é garantir acesso de qualidade aos serviços. Para isso, será necessária a aprovação da regulamentação da Emenda 29 que, conforme observou o secretário, “não resolve o problema do financiamento, mas estabelece controles, definindo o que são gastos com saúde”. Para resolver as dificuldades de financiamento, afirmou que é preciso gerar um recurso adicional, que pode ser a criação de novo tributo com alíquota mínima, nos moldes da proposta da Contribuição Social para a Saúde (CSS).


Entrega da Comenda

Na entrega da Comenda Chico Passeata de Mobilização Social, Helena Serra Azul, viúva de Chico Passeata, emocionada, agradeceu a homenagem: “ele não está mais presente fisicamente, mas a luta dele vai continuar”, disse. Ela recebeu do presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé, um dos 12 agraciados com a Comenda, uma camisa da campanha “Crac – Tire essa pedra do caminho”, que tem apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza.

A manhã do primeiro dia da 6º Conferência foi encerrada com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, que representou o ministro Alexandre Padilha, que fez a conferência magna da abertura, “Todos usam o SUS. O SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do povo brasileiro”, mesmo tema da Conferência. Na palestra, Odorico reafirmou o desafio de garantir acesso de qualidade aos serviços de saúde. “Não se pode discutir o SUS sem discutir acesso”.


À tarde, os 1.496 delegados participantes da 6ª Conferência Estadual de Saúde foram distribuídos em cinco mesas de debate dos eixos da 6ª Conferência – “Participação social em âmbito nacional”, “Participação da comunidade e controle social”, “Política de saúde na Seguridade segundo os princípios da equidade, integralidade e universalidade”, “A Seguridade Social no Brasil e o debate do financiamento da saúde no Congresso Nacional” e “Gestão do SUS e os desafios do pacto interfederativo”. Na quinta-feira acontecerão os debates nos cinco grupos de trabalho.

 O terceiro dia da Conferência Estadual será dedicado à plenária final para aprovação de propostas e à eleição dos 120 delegados que representarão o Ceará na etapa nacional. Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro, para discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. A 6ª Conferência Estadual de Saúde é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde, com apoio da Sesa.



Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Arruda Bastos participa da missão do Ministério da Saúde em Cuba

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, integrará a comitiva do Ministério da Saúde em Cuba, desta quinta, 22 de setembro, até sábado, 24, com a presença do ministro Alexandre Padilha. O objetivo da missão é estreitar relações bilaterais e visitar instituições cubanas da área da saúde pública, com ênfase em atividades de transferência de tecnologia para produção e desenvolvimento conjunto de medicamentos, vacinas, pesquisas e biotecnologia, além de outros temas para o fortalecimento da cooperação Brasil-Cuba em saúde.


Para obter esses resultados, a comitiva brasileira vai estar em três ministérios, universidades e centros de ciências cubanos. No primeiro dia, 22, a missão brasileira terá reunião com o ministro da saúde pública, Roberto Morales Ojeda. No dia seguinte, 23, pela manhã os brasileiros serão recebidos no Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e à tarde no Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro. Os centros visitados serão o de Engenharia Genética e Biotecnologia e o de Imunologia Molecular. A comitiva também visitará a Faculdade de Medicina Salvador Allende.

Arruda Bastos reserva ainda na sua programação no país de Fidel Castro uma visita à Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba, com reunião marcada com o reitor Juan Carrizo. Na tarde da sexta-feira vai estar com estudantes cearenses, que fazem o curso de medicina na ELAM, e participaram este ano da Semana de Saúde Cuba-Ceará, realizada em Sobral, com apoio da Sesa e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral. Entre eles, Tiago Ponciano, que, por telefone, disse que “a expectativa com a chegada da missão é de ampliação e reforço do intercâmbio do Ceará e do Brasil, especialmente na área da saúde, ciência e tecnologia”. Ele acrescentou que “para os gestores da saúde pública brasileira nada melhor do que conhecer, ver de perto as experiências e avanços de Cuba na atenção primária”. A ELAM recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Os estudantes são bolsistas do governo cubano, com garantia de material didático, moradia e alimentação.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Centro Dona Libânia trata psoríase e vitiligo com fototerapia

Pacientes que sofrem de psoríase e vitiligo são tratados com a utilização da fototerapia na rede pública de saúde. O serviço é oferecido pelo Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado que dispõe de duas cabines de fototerapia e atende atualmente mais de 200 pacientes. Desde janeiro de 2010, o Dona Libânia realiza o tratamento de vitiligo com o Excimer Laser, equipamento usado com sucesso na oftalmologia para a correção da miopia e que agora revoluciona o tratamento da doença. O Ceará é o único Estado do Nordeste a oferecer esse tipo de tratamento.


A fototerapia é uma modalidade terapêutica empregada para tratamento de várias dermatoses, com a utilização de radiação ultravioleta (UVA ou UVB). O Dona Libânia trocou há um mês o seu equipamento de fototerapia com emissão de UVB de banda estreita, com 42 lâmpadas, e ainda mantém um segundo equipamento de emissão de UVA, com sete lâmpadas. O novo equipamento dobrou a capacidade de atendimento do Dona Libânia, que hoje atende 200 pacientes ativos.

A fototerapia pode ser utilizada associada a vários outros medicamentos sistêmicos, visando à obtenção de rápido controle das dermatoses com doses menores de medicamentos. O paciente permanece exposto as luzes, durante alguns minutos, em uma cabine própria. As sessões são realizadas duas ou três vezes por semana. O tempo de tratamento é variável de acordo com a doença e a resposta individual do paciente. No tratamento da psoríase, os efeitos são notados logo após a décima sessão. O tratamento não representa a cura da doença, mas ajuda a controlá-la.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela presença de manchas acrômicas (sem pigmentação) na pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados. O Laser Excimer é utilizado para estimular a repigmentação de manchas de vitiligo. A técnica consiste na aplicação de um laser sobre a lesão, preservando a pele sã. Os resultados podem ser notados já na terceira sessão de tratamento, dependendo da parte afetada e da cor da pele do paciente. Desde o início da utilização do equipamento, o Dona Libânia registrou pacientes que apresentaram recuperação completa ou com excelente resposta ao tratamento, principalmente para lesões na face.

Os pacientes são encaminhados ao Dona Libânia pelas unidades básicas de saúde. No Dona Libânia, o paciente é avaliado por médico especialista que faz a indicação de tratamento das lesões. Cerca de 35 pacientes ativos recebem tratamento para vitiligo com o Excimer Laser.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"Saúde: direito que precisa de financiamento", diz Arruda Bastos em artigo no O Povo

CONFRONTO DE IDEIAS


O Congresso Nacional discute fontes de financiamento para a saúde. É preciso um novo tributo para custear a saúde pública brasileira?

SIM

A Constituição de 1988 assegurou cidadania à população ao destacar o direito universal à saúde como dever do Estado. Era um direito restrito, até então, a trabalhadores com emprego formal e aos que contribuíam com a Previdência Social. Há 23 anos, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito é para todos.

Importantes números comprovam essa conquista. O SUS realiza três milhões de partos e 12 milhões de internações hospitalares, em média, por ano. Financia anualmente 14 mil transplantes. No Ceará, há quatro anos, batemos sucessivos recordes, saltando de 446 feitos em 2006 para 875 em 2010. Mais de 100 milhões de brasileiros são acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família, estratégia que contribui, vigorosamente, para a redução da mortalidade infantil.

São muitas conquistas que poderiam ser redimensionadas, com o reforço do financiamento. Estudo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde mostra que este ano o déficit da saúde é de cerca de R$ 40 bilhões. Mesmo com um subfinanciamento, o Governo do Ceará ousa. Está construindo uma das maiores e mais modernas redes de assistência à saúde do País, com cinco hospitais regionais, 22 policlínicas regionais, 18 Centros de Especialidades Odontológicas, 32 UPAs e ainda 151 Unidades Básicas de Saúde.

Nesse momento, em que o Brasil “esquenta” a discussão sobre a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a criação de um mecanismo de financiamento exclusivo da Saúde, nós gestores, forcados no aumento do acesso e da qualidade dos serviços públicos de saúde, jamais poderíamos assumir uma postura de conformismo.

A incidência de 0,1% para destinar à Saúde sobre as operações financeiras, rejeitada pelos que são insensíveis com a saúde pública e não querem inclusão social, é irrisória. Já para a gestão pública, um ânimo financeiro que vai garantir mais saúde e qualidade de vida à população.


Raimundo José Arruda Bastos

Secretário da Saúde do Estado do Ceará

Secretaria da Saúde mantém ações para controle da meningite

A incidência dos casos de meningite registrados nos oito primeiros meses de 2011 é igual à média verificada nos últimos cinco anos, de 0,6 casos por 100 mil habitantes. Mesmo assim, a Secretaria da Saúde do Estado tem realizado uma série de ações para a recuperação das pessoas acometidas pela doença e a proteção da saúde daquelas que tiveram contato com os doentes diagnosticados. Nenhum dos 51 registros de meningite este ano no Ceará é caso secundário, aquele transmitido por pessoa diagnosticada com a doença. A investigação epidemiológica mostra que nenhum dos casos tem relação um com outro.


Para garantir o controle da doença, as vigilâncias epidemiológicas municipais realizam o bloqueio em até 24 horas para a medicação com antibióticos das pessoas que tiveram contato direto com os doentes diagnosticados em residências, escolas e outros ambientes. A quimioprofilaxia é também realizada com profissionais de saúde que prestaram atendimento direto ao paciente, com contato próximo não protegido pelo uso de máscara cirúrgica. Nos fins de semana, o bloqueio é feito pelo Plantão Epidemiológico da Sesa.

Diagnóstico precoce

Para qualificar a assistência aos pacientes com meningite, a Sesa realizou em três encontros este ano o treinamento no diagnóstico oportuno da meningite para atualizar e alertar cerca de 300 médicos de hospitais da rede pública e do Programa Saúde da Família (PSF) de Fortaleza sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. No mês de maio, 55 médicos da região do Cariri receberam o mesmo treinamento. Adultos e crianças com febre, dor de cabeça, vômito, rigidez de nuca, convulsões e manchas vermelhas no corpo são considerados casos suspeitos de meningite. Em crianças menores de um ano são considerados choro persistente, irritabilidade e moleira alta.

O meningococo, bactéria responsável pelos casos de meningite registrados no Estado, não sobrevive no ambiente. Por isso, principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, para evitar que a doença seja transmitida a outras pessoas. Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite. Está disponível no calendário básico de imunizações a vacina anti-meningocócica C, que deve ser administrada em crianças aos 3, 5 e 15 meses. O Ceará realiza desde setembro do ano passado a imunização de crianças menores de 1 ano com a vacina pneumocócia 10-valente, que protege contra doenças invasivas, como a meningite.

As pessoas também podem se prevenir evitando aglomerações, mantendo os ambientes ventilados e a higiene ambiental. Crianças com gripe não devem ser levadas à escola para evitar o contágio e por sua baixa imunidade, que as deixam vulneráveis a outras doenças.

Dos 51 casos de meningite registrados no Ceará em 2011, 14 resultaram em óbito – 12 em Fortaleza, 1 em Maranguape e 1 em Moraújo. O maior número de óbitos ocorreu entre adolescentes e jovens: 1 paciente de 1 ano de vida, 1 com 2 anos, 2 com 3 anos, dois com 16 anos, 1 com 19 anos, 1 com 20 anos, 1 com 21 anos, 1 com 22 anos, 2 com 26 anos, 1 com 48 anos e 1 com 76 anos.


Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Profissionais dos 184 municípios são atualizados em vacinação

A Secretaria da Saúde do Estado vai mobilizar os coordenadores de imunização das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e dos 184 municípios cearenses em três seminários macrorregionais. Objetivo: manter atualizados sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e alertar para o cumprimento das metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como vem acontecendo. O “Seminário macrorregional de imunização” será realizado no dia 28 deste mês, em Fortaleza, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), das 9 às 17 horas, no dia 21 de outubro, na macrorregião de saúde do Cariri e, no dia 8 de novembro, em Sobral. Cada um dos seminários reunirá 300 profissionais, no total 900.
O seminário vai trazer ao Ceará técnicos do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para falar sobre a introdução de novas vacinas no Programa Nacional de Imunização, o que deverá acontecer em até cinco anos, o processo de implantação das vacinas pneumocócica 10 valente meningocócica C conjugada no Ceará, e analisar os problemas para o cumprimento das coberturas vacinais nos dias nacionais de vacinação e na vacinação de rotina. Os participantes serão também atualizados sobre possíveis reações às vacinas e sobre as indicações para uso de imunobiológicos especiais.

Este ano, o Ceará cumpriu todas as metas de imunização estabelecidas pelo Ministério da Saúde para as campanhas de vacinação. Inclusive na segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que seria encerrada nesta sexta-feira, 16 de setembro. O Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o próximo dia 30 de setembro. A justificativa foram as fortes chuvas que provocaram alagamentos em alguns Estados, principalmente Santa Catarina, o que criou dificuldades para a vacinação. O Ceará vacinou contra a pólio 100% das crianças menores de 5 anos na primeira etapa de vacinação e 95% na segunda etapa. A vacinação contra a gripe sazonal ficou acima da meta em 2011, com 82,51% do público alvo imunizado.


Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Transplantes de córneas nos 8 primeiros meses deste ano já superam 2010

O número de transplantes de córneas e pâncreas deste ano, no Ceará, até o último dia 13 de setembro, já supera o registrado em todo o ano  passado. Foram realizados 508 transplantes de córneas este ano, 48 a mais que os 460 feitos em 2010, e sete de pâncreas, um a mais que no ano passado. A Secretaria da Saúde do Estado marca esse resultado com duas ações: cursos de capacitação de profissionais e uma semana inteira de campanha de mobilização para sensibilizar ainda mais a população para a doação de órgãos.


Nesta sexta-feira, 16 de setembro, 95 enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e médicos de hospitais de todo o Estado participam durante todo o dia, no Hotel Quality, Avenida Beira Mar, 2340, Meireles, do Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes (módulo básico), promovido pela Central de Transplantes da Sesa e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). No sábado, 17, o Curso de Capacitação em Coordenação Hospitalar de Transplantes para Médicos Intensivistas vai treinar 41 médicos que trabalham em UTIs e emergências na identificação e comunicação de potenciais doadores.

Doação

Já na área da mobilização, será realizada a XIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos, de e 23 a 28 deste mês. A abertura acontecerá na sexta-feira, 23, às 9 horas, no Auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Todos os dias haverá ações de divulgação, focadas na aumento da doação e, no domingo, 25, ocorrerá a "Caminhada pela Vida", na Avenida Beira Mar, a partir das 7 horas. Em 2010, o Ceará, em número de doadores efetivos por milhão da população, ficou atrás apenas de Santa Catarina, com 25,6 doadores por milhão da população, e de São Paulo (20,2 por milhão da população. O Ceará ficou com 16,8 pmp/ano).

O Sistema Nacional de Transplante (SNT), adotado no Brasil, tem a concepção de fila única de transplante com o propósito de garantir o acesso universal, justo e gratuito aos órgãos disponíveis. A criação do Sistema Nacional de Transplantes fez o Brasil despontar como um dos maiores países em número de transplantes no mundo. Em 1996 (antes da criação da SNT) foram realizados 3.979 transplantes. Em 2010, o número de transplantes já era de 21.040. Mais de 90% dos transplantes realizados no Brasil são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, o investimento do SUS em transplantes foi de R$ 1,198 bilhão. Só para se ter uma ideia do custo de um transplante, o de coração é de R$50 mil.

No Ceará, este ano, haviam sido realizados até a terça-feira, 13.175 transplantes de rim, 508 de córnea, 1 de esclera, 16 de coração, 108 de fígado, 10 de medula óssea, 3 de válvula cardíaca, 7 de pâncreas e 1 de pulmão. Na lista de espera há 1.005 pacientes aguardando por transplantes, sendo 597 de córnea, 207 de rim, 14 de coração, 144 de fígado, 2 de pâncreas, 3 de pulmão e 38 de medula óssea.



Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

III Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde


No dia 30 de setembro de 2011 de 8 as 12 horas, será realizada no Centro de Zoonoses de Sobral a III Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde. Tendo com proposta de pauta: Políticas Públicas sobre Drogas. Está previsto a participação de 100 (cem) conselheiros de saúde representando os municípios da Microrregional de Saúde. Sabemos que para o total sucesso da III Reunião do Fórum de 2011, se faz necessário a presença e a efetiva participação de todos para o fortalecimento do controle social no SUS.

Ceará é o segundo do país em transplantes de coração

Referência nacional e internacional em transplante cardíaco, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes comemora os dados divulgados recentemente no relatório do Registro Brasileiro de Transplante, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), onde destaca-se como o segundo hospital do país a realizar mais transplantes no primeiro semestre deste ano, ficando atrás apenas de São Paulo.


Foram 11 procedimentos que aconteceram de janeiro a junho de 2011. Até setembro, a equipe da Unidade de Transplante e Insuficiência do HM já registra 16 transplantes de coração. O relatório revela ainda que o Ceará também se posiciona como segundo colocado na estatística por milhão de habitantes, com uma média de 2.6 transplantes, ficando à frente de Estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador da Equipe de Transplante do HM, João David de Souza Neto, o Ceará manteve boa média em relação ao país. Ele observa que a quantidade de transplantes cardíacos pode ser ainda maior, ajudando a salvar mais vidas. Até esta segunda-feira, 12 de setembro, nove pacientes aguardam doação de um coração.


Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães - Contato: (85) 9998-7464

terça-feira, 13 de setembro de 2011

6ª Conferência Estadual de Saúde será aberta dia 21

Terá início no próximo dia 21 de setembro, a 6ª Conferência Estadual de Saúde, que reunirá 1.496 delegados dos 184 municípios cearenses, até o dia 23, na Fábrica de Negócios, Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema. Um dia antes da abertura, acontecerá, no dia 20, a caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do SUS”, com concentração às 15 horas na Praça da Bandeira e ato público em defesa do SUS às 18 horas, na Praça do Ferreira.


“Estamos mobilizados e empenhados em deixar marcada a primeira conferência estadual da segunda década do século XXI na história do controle social e do SUS, especialmente pela participação efetiva de todos os delegados e convidados”, afirma o secretário da Saúde do Estado e presidente da 6º Conferência Estadual de Saúde, Arruda Bastos. Ele participou de conferências municipais em todas as regiões do Estado, preparatórias da conferência estadual, conferindo de perto o entusiasmo e o trabalho do controle social em fortalecer o SUS como patrimônio do povo brasileiro.

Já o presidente do Cesau, Joaquim José Gomes Nunes Neto, comenta que “com as conferências buscamos o empoderamento para construir uma perspectiva de poder influenciar comportamentos, opiniões, comunicação e uma intervenção mais ativa dos atores sociais, descentralizando e protagonizando de fato o controle social”.

Os delegados participantes da 6ª Conferência Estadual de Saúde ficarão distribuídos em quatro mesas de debate dos eixos da 6ª Conferência, no segundo dia do evento. O eixo “Gestão do SUS: os desafios do pacto interfederativo” terá como debater o secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro de Andrade. O secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado, Haroldo Jorge Pontes, será o debatedor do eixo “Política de Saúde na Seguridade segundo os Princípios da Equidade, Integralidade e Universalidade”. A conselheira nacional de saúde Ruth Ribeiro Bittencourt apresentará o eixo “Participação da Comunidade e Controle Social”, enquanto o deputado federal João Ananias debaterá o eixo “A Seguridade Social no Brasil e o Debate do Financiamento da Saúde no Congresso Nacional”.

O terceiro dia da Conferência será dedicado à plenária final para aprovação de propostas e à eleição dos 120 delegados que representarão o Ceará na etapa nacional. Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro, para discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. A 6ª Conferência Estadual de Saúde é realizado Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Sesa.


PROGRAMAÇÃO

20 de Setembro

8h às 15h – Credenciamento

9h - Prestação de serviços (massoterapia, aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar)

15h - Concentração da Caminhada na Praça da Bandeira

16h às 20h – Caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do SUS”

14h - Apresentação cultural (maracatu Bloco Ás de Ouro)

18h - Ato público na Praça do Ferreira


21 de Setembro

7h30min às 8h30min – Café da manhã

8h às 17h – Credenciamento

9h – Solenidade de abertura

10h – Entrega da Comenda Chico Passeata de Mobilização Social

10h30min – Conferência magna "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro"

Conferencista: Alexandre Rocha Santos Padilha – Ministro da Saúde

Presidente: Raimundo José Arruda Bastos – Secretário da Saúde do Estado do Ceará (Sesa)

12h às 13h30min – Almoço

14h às 15h – Apreciação e aprovação do regulamento da VI CES

Coordenação: Euclea Gomes Vale – Cesau

Secretária: Maria Valbenia de Almeida – Cesau

Apoiadores: Ricardo Albuquerque e Luís Carlos Schwinden – Sesa

15h às 18h – Mesa Redonda "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS"

Subtema 1 – Participação social em âmbito nacional
Expositor: Paulo Roberto Martins Maldos – Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República

Subtema 2 – Participação da comunidade e controle social
Expositor: Ruth Ribeiro Bittencourt – Conselho Nacional da Saúde

Subtema 3 – Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade
Expositor: Haroldo Jorge de Carvalho Pontes – Secretário Adjunto da Saúde do Estado do Ceará

Subtema 4 – A seguridade social no Brasil e o debate do financiamento da saúde no Congresso Nacional
Expositor: João Ananias Vasconcelos Neto – Deputado Federal

Subtema 5 – Gestão do SUS e os desafios do Pacto Interfederativo
Expositor: Luís Odorico Monteiro de Andrade - Secretário de Gestão Estratégica e Participativa/MS

Coordenador: Willames Freire Bezerra – Presidente do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde (Cosems)

Secretário: Joaquim José Nunes Neto – Presidente do Cesau


22 de Setembro

7h30 às 8h30min – Café da manhã

9h às 18h – Grupos de trabalho

12h às 13h30min – Almoço



23 de Setembro

7h30 às 8h30min – Café da manhã

9h às 17h – Plenária final
Coordenador: Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto – Cesau/Cosems

Apoiadores: Francisca Lucia Nunes de Arruda, José Policarpo de Araújo Barbosa, Joaquim José Nunes Neto e Rogena Weaver Noronha Brasil

12h às 13h30min – Almoço

17h às 19h – Eleição dos delegados à 14ª Conferência Nacional da Saúde

20h – Solenidade de encerramento

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Instituições recebem recursos da Sesa para tratamento de dependentes de drogas

A Secretaria da Saúde do Estado efetuou nesta quinta-feira, 8 de setembro, o repasse dos recursos de convênios mantidos com quatro comunidades terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos. Os convênios mantidos com o Projeto Volta Israel, da Comunidade Católica Shalom, Comunidade Desafio Jovem, Casa Leão de Judá e Casa Mãe da Divina Providência, garantem a oferta de 54 leitos para tratamento de dependentes. Para o tratamento de cada dependente, por mês, a Sesa repassa R$ 1.200,00. Os recursos são do Tesouro do Estado. Os convênios com as comunidades terapêuticas são renovados no período de seis meses.

Na rede de hospitais da Sesa, o Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) é a referência no tratamento de dependentes químicos. O Núcleo de Atendimento ao Dependente Químico do hospital é composto de dois serviços: Unidade de Desintoxicação, com 20 leitos, e um Centro de Convivência Elo de Vida para dependentes químicos, com capacidade para 30 pacientes/dia.
A iniciativa do Hospital Dia Elo de Vida e da Unidade de Desintoxicação-UD do Hospital Mental de Messejana é promover reflexão sobre os riscos do uso de droga, os males, efeitos, causas, a importância da prevenção e de como e onde procurar ajuda para os dependentes de drogas.
As portas de entrada para a assistência e tratamento dos dependentes químicos são formadas pelas unidades básicas de saúde e CAPS AD, sob gestão dos municípios, e as emergências dos hospitais psiquiátricos e hospitais gerais públicos ou conveniados que mantenham leitos psiquiátricos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cres de Sobral realizou o II Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde

A II Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde foi realizada no dia 03 de agosto de 2011, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, com a participação de 24 Conselhos Municipais de Saúde. A abertura da reunião foi feita pelo Secretário Executivo do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde Sr. José Otaviano Lopes Filho que leu a Ata da I Reunião do Fórum Microrregional, que em seguida foi aprovada pela planária. A mesa foi composta pelo representante do CESAU - Sr.
Francisco Anastácio Dourado Félix, o Presidente do Conselho de Saúde de Sobral - Sr. Francisco Meykel Amâncio Gomes, Coordenadora da mesa do Fórum - Márcia Mesquita, Assessor jurídico da SESA - Dr. Washington Santana e o Secretário executivo do Fórum - José Otaviano. A  primeira pauta da segunda reunião do Fórum iniciou com Dr. Washington Santana da assessoria jurídica da SESA. Ele falou sobre “o projeto de expansão e o fortalecimento da assistência especializada a saúde do estado do Ceará PROEXMAE, consórcio público com a participação da sociedade civil organizada, estrutura do projeto no componente 1 - obras mais equipamentos 2- estruturação, perfil dos equipamentos do CEO, policlínica e hospitais. Também destacou as especialidades médicas das policlínicas e outros serviços” Durante o Fórum teve outras participações como a do Sr. Francisco Anastácio Dourado representante do CESAU que falou sobre a secretária executiva dos conselhos de saúde.

Teve também a eleição da mesa coordenadora do Fórum que ficou composta da seguinte maneira: José da Silva Cândido - secretário geral; Márcia Mesquita - coordenadora geral; Anastácio Dourado – articulador geral – mandato: 03 de agosto de 2011 a 03 de agosto de 2012. Propostas para a III reunião do Fórum: Políticas públicas sobre drogas.

O próximo Fórum será no dia 30 de setembro de 2011 no Centro de Zoonoses de Sobral no horário de 8h ás 12hs.
 
A Secretaria Executiva do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde busca na sua iniciativa organizar todos os Fóruns de modo articulado com a Coordenadoria Regional de Saúde de Sobral, a Mesa Coordenadora do Fórum e o Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é fazer valer a proposta de educação permanente entre os conslheiros para que possam trocar idéias e conhecimentos, tudo a favor do Controle Social. Os Seminários territoriais por área estão acontecendo de forma compartilhada entre os componentes e este ano já foram realizados dois seminários. O próximo seminário será em Hidrolândia no dia 13 de outubro de 2011. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Seminário discute rede de atenção à pessoa com deficiência

A Secretaria da Saúde do Estado já iniciou, com o apoio do Ministério da Saúde, a instalação de equipamentos em cinco centros de reabilitação física nos municípios de Redenção, Maracanaú, Iguatu, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Em Redenção, os trabalhados foram concluídos no Centro de Convivência Antônio Diogo. A estruturação dessas unidades antecipa a proposta de organização da Rede de Atendimento à Pessoa com Deficiência que será discutida no II Seminário de Políticas de Saúde em Atenção à Pessoa com Deficiência, que a Sesa realiza no dia 19 de setembro, das 8 às 16 horas, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Avenida Antonio Justa, 3161, Meireles.


Na atenção à saúde da pessoa com deficiência, a Sesa realiza ações de prevenção assistência e reabilitação. Adquiriu aparelho oftalmoscópios para 221 maternidades de todo o Estado. O aparelho realiza o teste do olhinho, ou teste do reflexo vermelho, exame que pode detectar e ajudar a prevenir diversas doenças oculares, assim como o agravamento dessas patologias, como a cegueira irreversível.

Para melhorar a qualidade da atenção à pessoa com deficiência auditiva na rede de assistência do SUS, a Sesa realiza desde 2009 capacitação de profissionais de saúde em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), com a realização de duas oficinas até o ano passado. Este ano, está sendo realizado até outubro o Curso de Libras para Profissionais de Saúde para 90 profissionais de saúde. Os participantes do curso estão aprendendo a receber o paciente surdo nos diversos ambientes da área da saúde, como ambulatório, internação e centro cirúrgico, comunicando-se por intermédio da Libras.

Implante coclear

Na área da reabilitação, o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual, realiza, entre outras ações voltadas para a pessoa com deficiência auditiva, o implante coclear para deficientes auditivos. O HGF foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias de implante coclear em dezembro de 2009. No ano passado, o HGF realizou 24 implantes, meta estabelecida pelo próprio Ministério. Para 2011, a previsão é ampliar o número de implantes realizados para 36. O Ministério da Saúde investe R$ 45,8 mil para o atendimento de cada paciente. O SUS fornece o ouvido biônico, uma prótese que é implantada por meio de cirurgia no ouvido de pacientes com deficiência auditiva. O equipamento auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo o sentido ao paciente.

O redimensionamento da rede de assistência à saúde promovido pelo Governo do Estado, com a construção de quatro hospitais regionais no Cariri, Zona Norte, Sertão Central e Maciço de Baturité, e a implantação de 22 policlínicas, garante, também, maior oferta de serviços às pessoas com deficiência. Todas as policlínicas contam com salas de avaliação do pé diabético para a assistência aos pacientes com diabetes e prevenir agravamentos e evitar perdas dos membros inferiores. As novas unidades também contam com serviços especializados de fisioterapia e terapia ocupacional.

O Censo populacional de 2000 (IBGE) identificou que o Ceará está entre os cinco estados brasileiros com maior número de pessoas com deficiência (17,34% da população). Fortaleza possui atualmente aproximadamente 293 mil pessoas com deficiência. De acordo com o Censo de 2000, no Brasil 24,5 milhões de pessoas (14,5% da população) têm algum tipo de deficiência, desde alguma dificuldade para andar, ouvir e enxergar, até as graves lesões incapacitantes. Foram detectadas 48% de pessoas com deficiência visual, 23% com deficiência motora, 17% com deficiência auditiva, 8% com deficiência intelectual e 4% com deficiência física.

As principais causas de deficiência estão correlacionadas a eventos como transtornos congênitos e perinatais, doenças transmissíveis e crônicas, perturbações psiquiátricas, abusos de álcool e droga, desnutrição, traumas e lesões (violência, acidentes no trânsito, no trabalho e na moradia). A elas somam-se as conseqüências das mudanças do perfil epidemiológico e o aumento da esperança de vida no país, que amplia a necessidade de ações de prevenção voltadas ao diabetes, hipertensão arterial, doenças vasculares, quedas de pessoas idosas e traumas.


PROGRAMAÇÃO

8h - Credenciamento

8h30min - Abertura
Raimundo José Arruda Bastos
Secretário de Saúde do Estado do Ceará

9h às 9h40min - Política Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência
Andréa Duarte Lins
Assessora técnica da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência

9h40min às 10h10min - Política Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência
Adília Maria Machado Feitosa
Coordenadora estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência

10h10min às 10h50min - Política Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência do Município de Fortaleza
Andressa Aguiar Paulino
Coordenadora municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência

10h50min às 12h - Redes de Atenção em Saúde
Maria José Evangelista
Assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS

12h - Almoço

13h30min - Mesa Redonda, elaboração de proposta e encaminhamento para a organização da Rede de Atendimento à Pessoa com Deficiência
Vera Maria Câmara Coelho
Coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde do Estado

16h - Encerramento

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Chocolate preto ajuda a proteger pele contra raios do sol

Especialistas ressaltam, no entanto, que uso de protetor solar ainda é fundamental


Por Minha Vida.
O consumo de chocolate preto permite suportar doses mais altas de radiação solar na pele, diz um estudo feito pela Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá. Segundo os cientistas que realizaram a pesquisa, alguns trabalhos feitos na Inglaterra e Alemanha já demonstraram que essa relação é verdadeira, mas, como eles foram feitos com um número reduzido de pessoas, seus resultados podiam ser contestados.

Durante o estudo atual, cerca de 60 mulheres foram divididas em dois grupos. Cada participante do primeiro grupo recebeu quatro tabletes de chocolate preto, enquanto o segundo recebeu chocolate normal. Durante o período da pesquisa, elas tiveram pequenas partes do seu corpo expostas a quantidades controladas de raios ultravioleta.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que comeram chocolate preto estavam mais protegidas a essa pequena quantidade de raios ultravioleta. De acordo com eles, esse efeito acontece porque o chocolate preto autêntico é rico em polifenois, substâncias encontradas no cacau, e que fazem parte da composição de antioxidantes naturais, que protegem contra a radiação.

Mas, de acordo com os autores do estudo, o resultado da pesquisa não diminui a importância do uso de protetor solar, principalmente no período entre 10 e 14 horas, horário em que o sol é mais forte.

Chocolate contra estresse

Outra pesquisa, publicada no Journal of Proteome Research, sugere que o chocolate amargo tem o pode de diminuir os índices de estresse e ainda ajudar no controle da ansiedade. Realizada pelo Centro de Pesquisas Nestlé, em Lausanne, na Suíça, o estudo analisou o consumo diário do chocolate e o nível do hormônio cortisol dos voluntários, substância conhecida como o hormônio do estresse.

A pesquisa aconteceu com 30 adultos saudáveis, que consumiram 40 gramas, em média, de chocolate amargo, diariamente, durante duas semanas. Os participantes tiveram os níveis de ansiedade e estresse determinados no início e no final do estudo por meio da análise de sangue e de urina.

Depois do termino do estudo, os cientistas analisaram que o nível de cortisol baixou consideravelmente em todos os participantes chegando em 40% de redução naqueles que sofriam com a ansiedade.



Curativo de óleo de açaí é eficiente para problemas de pele


01 de setembro de 2011 (Bibliomed). O açaí é conhecido pelas suas propriedades energéticas, o que o faz ser amplamente consumido por jovens e atletas. Agora, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), associado à Universidade de São Paulo (USP), analisou as propriedades regenerativas do óleo de açaí com os hidrogéis de polivinilpirrolidona (PVP), específicos para lesões de pele, e criou um dispositivo que pretende unir e potencializar o poder de cura para queimaduras e doenças, como dermatites.


O objetivo do dispositivo é prevenir e tratar condições anormais da pele, como dermatites, escamações e ressecamento, além de auxiliar no processo regenerativo do órgão. “A ideia inicial era unir os benefícios do óleo açaí, que é rico em ácidos graxos essenciais e com um grande poder de regeneração do tecido epitelial, com os hidrogéis PVP, que são os curativos que apresentam bons resultados em casos como queimaduras”, conta Ana Carolina Machado, responsável pela criação do dispositivo.


No açaí, é possível encontrar ácidos graxos essenciais como o Ômega 3,6 e 9, além de uma grande quantidade de anti-oxidantes, todos fundamentais para acelerar o processo de regeneração da pele. Já o hidrogel de PVP funciona como uma espécie de curativo rico em água, que hidrata e não gruda no ferimento. Devido a essas características, o PVP é amplamente utilizado em tecidos ressecados ou que sofreram queimaduras.




Fonte: Agência USP, 29 de agosto de 2011