Páginas noticias da Saúde

terça-feira, 30 de abril de 2013

Começa funcionamento das UTIs do Hospital Regional Norte


O cronograma de funcionamento do Hospital Regional Norte, em Sobral, avança em mais uma etapa. Nesta terça-feira, 30, terá início o funcionamento das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). A próxima e última etapa, que deixará o HRN funcionando plenamente, com todos os serviços assegurados a população de 1milhão e 550 mil habitantes dia 55 municípios da macrorregião Norte, será o início dos atendimentos de urgência e emergência, previsto para o dia 20 de maio. O HRN tem 70 leitos de UTI. Desse total, 20 são para adultos, 10 pediátricos, 10 neonatais, além dos 30 berçários de médio risco.   
 
Desde o 18 de março o HRN iniciou a realização de cirurgias eletivas e de exames. De lá para cá já fez 709 atendimentos. Só especialistas em cirurgia geral o novo hospital, com 17 salas cirúrgicas, teve 37 médicos aprovados na seleção pública feita para contratação dos profissionais. No total, são 347 médicos especialistas em 18 áreas: além de cirurgia geral, neurologia, cardiologia, traumatologia, cirurgia plástica, clínica médica, otorrinolaringologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia, urologia, hematologia, nefrologia, gastroenterologia, infectologia, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia. Em todo o hospital, com o cronograma cem por cento executado, trabalharão 1.641 profissionais aprovados na seleção pública.  

Hospital Regional Norte

O Hospital Regional Norte foi construído pelo governo do Estado numa área de 57.813,70 metros quadrados, na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco. Em obras e equipamentos, o investimento foi de R$ 229.082.947,73, recursos do Tesouro Estadual e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com capacidade para realizar até 1.300 internações por mês, dispõe de 382 leitos.      


Assessoria de Comunicação da Sesa

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Eu sou 12 por 8

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, visa alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão arterial. No Brasil, a sua incidência passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pesquisa mostra satisfação com atendimento na policlínica em Sobral

A Policlínica Bernardo Félix da Silva, em Sobral, realizou no primeiro trimestre de 2013 o total de 4.031 atendimentos. Nos meses de janeiro, fevereiro e março foram realizadas 1.089 consultas especializadas, 2.261 exames de imagem e 681 consultas de fisioterapia, enfermagem e terapia ocupacional. Com atendimentos iniciados no dia 21 de agosto de 2012, a Policlínica regional  atende a população dos 24 da região de saúde de Sobral, de 613 mil habitantes
São oferecidas na Policlínica consultas especializadas em ginecologia, obstetrícia, neurologia, otorrinolaringologia, urologia, angiologia, cirurgia geral, endocrinologia, traumato-ortopedia e cardiologia. A população também tem acesso a exames de Raio X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, eletroencefalograma, avaliação audiológica (imitanciometria, audiometria tonal, audiometria vocal, teste da orelinha), ultrassom vascular, ECG, ecocardiograma e teste ergométrico, além de consultas de fisioterapia, enfermagem e terapia ocupacional.
A Policlínica está discutindo com os médicos da atenção primária da região de saúde as Diretrizes Clínicas de Referência para as Especialidades. Já foram abordadas as especialidades de neurologia, ginecologia, obstetrícia e otorrinolaringologia. No dia 25 de abril serão discutidas a angiologia, cirurgia geral e urologia. A iniciativa pretende se consolidar como um fórum permanente de discussão, com o intuito de fortalecer a rede de atenção à saúde na pactuação do Protocolo Clínico de Referência dos pontos de atenção.


Pesquisa

Entre os dias 18 e 26 de março, foi realizada pesquisa de satisfação que ouviu 300 pacientes dos 24 municípios cobertos pela Policlínica. A pesquisa apontou que 100% dos pacientes ficaram satisfeitos com o tratamento recebido. A abordagem do médico foi considerada excelente por 99% dos pacientes, mesmo percentual de satisfação coma acolhida pelos profissionais. Dos 300 pacientes entrevistados, 224 estavam em seu primeiro atendimento na Policlínica e 25 estavam em retorno.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Dia de Prevenção à Hipertensão faz alerta a crianças e adolescentes


O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na sexta-feira, 26 de abril, vai focar as atividades deste ano nas crianças e adolescentes. A campanha “Ação jovem: vida saudável”, da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, será lançada na Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, Rua Irmã Ambrosina, 266, Centro, município de Eusébio, com roda de conversa sobre vida saudável, teatro e atividades físicas, das 9 às 11 horas. Obesidade, sobrepeso e sedentarismo são os principais fatores de risco associados à hipertensão arterial que podem ser evitados entre crianças e adolescentes.

Ainda como parte da programação do Dia de Combate à Hipertensão, haverá atividades, no sábado, 27 de abril, na Praça José de Alencar, das 7 às 12 horas, promovidas pela Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Fortaleza, com apoio da Sesa, para alertar, informar e orientar a população sobre os perigos da doença, com serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra gripe para os grupos prioritários.

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 8% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% de acidente vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo.

A hipertensão arterial é o maior fator de risco para a doença cardiovascular, principal causa de morte no Brasil e no Ceará, e está associada a enfermidades como diabetes e às complicações renais. No Estado, a hipertensão arterial acomete aproximadamente de 940 mil pessoas com mais de 30 anos de idade. Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. 

As pessoas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticas ou têm familiares hipertensos correm maior risco de serem hipertensas. A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados. Os principais sintomas do aumento de pressão arterial são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz. Hipertensão arterial não tem cura. Tem controle, com acompanhamento médico, mudanças de hábitos alimentares, realização de exercícios físicos.

Uma vez feito o diagnóstico, o hipertenso deve se submeter a mudanças de estilo de vida antes de se iniciar terapia com medicamentos. As principais são:

- Redução de peso
- Iniciar exercícios físicos
- Abandonar cigarro
- Reduzir o consumo de álcool
- Reduzir consumo de sal
- Reduzir consumo de gordura saturada
- Aumentar consumo de frutas e vegetais

A Sociedade Brasileira de Hipertensão elenca os seguintes fatores de gravidade da doença:

- Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta.

- As doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil, seguido por mortes por câncer e causas externas (como violência).

- A pressão alta é uma doença democrática que não discrimina sexo, faixa social ou idade.

- A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

- A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

- A pressão alta é grave, também, por ser uma "inimiga silenciosa", pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.

- A pressão alta não tem cura.




Assessoria de Comunicação da Sesa

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Boletim confirma primeira morte por gripe A e orienta sobre prevenção


A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará confirma, através de boletim técnico divulgado no início da tarde desta sexta-feira, 20, a primeira morte por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registrada este ano. A vítima foi  um homem de 52 anos, residente em Baturité, que foi diagnosticado com o vírus pandêmico H1N1. Em 2013, até o dia 13 de abril, foram notificados 84 casos suspeitos de SRAG no Estado, 19 confirmados com o vírus pandêmico H1N1 e nove com outros tipos de vírus respiratórios, como Adenovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A sazonal. É importante observar que em 56 casos notificados não foi identificado nenhum vírus respiratório.

É considerado caso de síndrome respiratória aguda grave todo indivíduo, de qualquer idade, com doença respiratória aguda caracterizada por febre de 38°, tosse e dispnéia, acompanhada ou não  de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais. São sinais de alerta aumento de frequência respiratória, hipotensão em relação à pressão arterial do paciente, e, em crianças, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência. A transmissão se dá principalmente por contato direto, pessoa a pessoa, através de gotículas produzidas durante a fala, tosse e espirro. Em adultos, o período de transmissibilidade da influenza vai de um dia antes e até o sétimo dia após o inicio dos sintomas. Em crianças menores de 12 anos, a transmissão ocorre entre um dia antes e até o 14º dia de inicio dos sintomas.

Anualmente é realizada no país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que este ano começou na segunda-feira, 15, e prossegue até o dia 26 de abril. Além da vacinação, as medidas de prevenção e controle devem ser reforçadas para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças agudas de transmissão respiratória, incluindo a gripe A H1N1. Hábitos e comportamentos eficazes são:
 
- Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
 
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies contaminadas;
 
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) boca e nariz, ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
 
- Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato com outras pessoas suscetíveis
 
- Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
 
- Manter os ambientes ventilados;
 
- Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos;
 
- Gestantes devem buscar o mais rápido possível o serviço de saúde caso apresente sintomas de síndrome gripal.


Assessoria de Comunicação da Sesa

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sesa recebe medalha pelo desempenho da ouvidoria

A ouvidoria da Secretaria da Saúde do Estado é destaque na avaliação de qualidade feito pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Recebeu na última sexta-feira, 12, medalha de menção honrosa em reconhecimento ao incentivo do fortalecimento das ouvidorias

O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e a ouvidora da Sesa, Ana Paula Girão, receberam a medalha durante a solenidade de comemoração dos 10 anos de criação do órgão central de controle interno e do Dia Estadual do Ouvidor, que ocorreu no Barbara´s Buffet. A entrega foi feita pelo secretário da CGE, João Melo.
 
Na avaliação de desempenho das ouvidorias setoriais é considerada  a quantidade de manifestações recebidas a cada semestre, entre informações, sugestões, críticas e elogios que chegam às secretarias e órgãos da rede estadual. Em 2012, as ouvidorias da rede Sesa registraram 14.748 manifestações, segundo relatório divulgado recentemente. Os dados mostram que as mulheres são as que mais acessam os serviços da ouvidoria. No ano passado representaram um total de 60%. Em relação a faixa etária, os usuários entre 31 e 60 anos são os que mais procuram as ouvidorias da Sesa. Dos 6.326 usuários que informaram a idade, 63% tinham essa faixa de idade.

Na maioria dos casos, os usuários moram na capital: 58%. Essa participação de Fortaleza já foi maior. Em 2009, chegou a 64%. O relatório da ouvidoria geral da Sesa atribui a redução de usuários da capital a dois fatores: expansão da rede de assistência no interior, com o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, policlínicas e CEOs regionais, e a descentralização das ouvidorias do SUS nos municípios cearenses. Deve ser ainda mais reduzida com o funcionamento do Hospital Regional Norte, em Sobral, que já está realizando cirurgias eletivas e exames, e conforme o cronograma fica pleno, com todos os serviços, a partir do dia 20 de maio quando serão inciados os atendimentos de urgência e emergência gine-obstétrico, pediátrico,clínico adulto e cirúrgico geral. Essa é a última etapa do cronograma de funcionamento do HRN. No interior, mais 13 policlínicas e três CEOs serão entregues à população nos próximos meses pelo governo do Estado.

A CGE entregou medalhas a mais duas setoriais do Estado: ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços delegados (Arce) e à ouvidoria da Polícia Militar. Foram entregues ainda a Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno para o radialista Narcélio Lima Verde e para o ouvidor da Polícia Civil, Geraldo Wilson Monteiro.

Os usuários do SUS podem falar com as ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado, incluindo hospitais, unidades e regionais de saúde pelo telefone 0800.275.1520, por carta (Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema – CEP 60060-440), ou pelo SOU Sistema de Ouvidoria.


Assessoria de Comunicação da Sesa

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ministério cobra de prefeitos programas permanentes de combate à dengue


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, cobrou hoje (17) de prefeitos a implantação de programas permanentes de combate à dengue. Segundo ele, a pasta registrou relatos de gestores que assumiram municípios em janeiro deste ano sobre lixo acumulado nas ruas, ausência de equipes do Programa Saúde na Família e de agentes de controle de endemia.

“O ministério fez um repasse adicional [de cerca de R$ 180 milhões], além do repasse regular de janeiro a dezembro, para que as prefeituras mantenham programas permanentes de combate à dengue, não só durante o verão”, disse. “Além disso, fizemos uma revisão dos planos de contingência chamando a atenção para que prefeitos, principalmente os que perderam a eleição, não deixassem as cidades abandonadas”, completou.
Segundo o secretário, apesar do aumento de casos de dengue registrado nos primeiros três meses de 2013, as mortes provocadas pela doença no país caíram mais de 60% desde 2011, graças a medidas consideradas simples e eficazes para a prevenção e o diagnóstico da doença.
“80% dos focos de mosquito estão dentro das casas, nas caixas d'água mal tampadas, com tampa rachada ou não tampadas; em reservatórios; em calhas entupidas com folhas; em pratos de vasos de planta; em garrafas deixadas no quintal. Se cada família gastar dez minutos por semana avaliando sua própria casa, a gente já reduzirá muito os focos do mosquito”, destacou.

terça-feira, 16 de abril de 2013

I Seminário do Controle Social/2013

Matriz de Santana do Acaraú
No dia 17 abril de 2013 de 8 as 12 horas, será realizado na Câmara dos Vereadores de Santana do Acaraú/CE o I Seminário do Controle Social. Tendo com proposta de pauta: a Estrutura e Funcionamento dos Conselhos Municipais de Saúde. O palestrante será Sr. Francisco Anastácio Dourado Félix – representante do CESAU e Coordenador do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde/Sobral. Está previsto a participação de 60 (sessenta) conselheiros de saúde representando os municípios da Área 1 Alcântaras, Meruoca, Santana do Acaraú, Massapê, Senador Sá e Uruoca. Sabemos que para o total sucesso do I Seminário do Controle Social de 2013, se faz necessário a presença e a efetiva participação de todos para o fortalecimento do controle social no SUS.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estudo da Unifesp estima que 11,7 milhões de brasileiros são dependentes de álcool


Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Mais da metade das bebidas alcoólicas comercializadas no país (54%) são consumidas por 20% das pessoas que bebem. O dado consta do 2° Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) divulgado hoje (10) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em termos gerais, o estudo estima que 11,7 milhões de brasileiros são dependentes de álcool.
Para o professor Ronaldo Laranjeira, organizador da pesquisa, essa proporção demonstra o padrão de consumo de álcool no Brasil. "Apesar de 50% [da população brasileira] não consumirem bebida alcoólica, os que bebem, bebem de maneira abusiva", disse.
O 2º Lenad foi feito em 149 municípios em todas regiões do país. Foram entrevistadas 4.607 pessoas com acima de 14 anos de idade. De acordo com os pesquisadores da Unidade de Pesquisas em Álcool e Droga (Uniad) da Unifesp, a mostra é representativa da população brasileira. O primeiro levantamento foi feito em 2006.
O estudo constatou que houve um aumento de 20% na quantidade de brasileiros que consomem álcool uma vez ou mais por semana. Também houve aumento no número de pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool (quatro unidades para mulheres e cinco para homens) em um curto período de tempo (duas horas). Entre esses consumidores, essa forma de beber passou de 45%, em 2006, para 59% no ano passado.
A pesquisa destaca o aumento do consumo de álcool abusivo entre as mulheres. A proporção das que passaram a beber uma vez ou mais por semana cresceu 34,5% em seis anos, passando de 29% para 39%. Outro indicador que demonstra esse comportamento nocivo é o que avalia o consumo de álcool em relação ao tempo. As que ingerem quatro doses em até duas horas passaram de 36%, em 2006, para 49% no ano passado.
De acordo com os pesquisadores, quando comparado a outros países, no entanto, a taxa de pessoas que não bebem no Brasil é baixa, cerca de 50%. Na Argentina, por exemplo, os bebedores chegam a 84% da população, informou a pesquisadora Ilana Pinsky, que fez parte da comissão organizadora da pesquisa. "Apesar dessa diferença, o índice dos argentinos que bebem abusivamente é parecido com o nosso. Essa é uma característica do nosso país", explicou.
Entre os fatores que podem explicar o crescimento desse modo nocivo de beber, está a ascensão econômica da população nos últimos anos. "A grande mudança de 2006 para cá foi o aumento da renda, especialmente nas classes C e D. Quem não bebia continua não bebendo. Por isso não tivemos aumento do número de bebedores. Agora, quem já bebia vai ter a tendência de poder investir mais", apontou.
Laranjeira destaca ainda, como explicação para o aumento do consumo abusivo, a falta de política pública que desincentivem a ingestão de bebidas alcoólicas. "O mercado do álcool permanece intocado. Temos 1 milhão de pontos de venda que são estimulados a aumentar cada vez mais o consumo. Além do baixo preço de bebidas e as propagandas que estimulam os mais jovens a beber", ressaltou.
O professor avalia que as mudanças alcançadas no comportamento de beber e dirigir são exemplos de como as políticas orientadas nesse sentido podem gerar resultado. "Hoje, a única medida que existe em relação ao álcool em termos de fiscalização é a Lei Seca", disse. O levantamento mostra que houve redução de 21% na proporção de pessoas que relatam ter dirigido após consumir álcool. A maior queda ocorreu na Região Nordeste, com uma diminuição de 43%. Somente no Centro-Oeste houve aumento, de 37% para 40%.
O estudo traz ainda dados que relacionam violência ao consumo de bebidas alcoólicas. Em relação à violência na infância, por exemplo, das pessoas que foram agredidas fisicamente quando crianças, 20% delas apontaram que o agressor estava alcoolizado. Nos casos de violência doméstica, a presença do álcool foi apontada em 50% das respostas. Em termos estatísticos, isso representa 3,4 milhões de pessoas agredidas em casa por alguém alcoolizado.


Movimento reúne mais de 1,2 milhão de assinaturas em defesa dos 10% do PIB para saúde


Da Agência Brasil

Brasília – O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10, em parceria com mais de 70 entidades, conseguiu reunir 1 milhão 250 mil assinaturas em defesa do projeto de elevar o investimento em saúde pública a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). São esperadas 1,5 milhão de assinaturas de apoio à proposta. A informação foi dada hoje (10), dia em que o movimento promoveu uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para chamar a atenção para a causa.
Segundo o coordenador do Movimento Saúde+10, Ronald Ferreira dos Santos, o objetivo da marcha é “defender o Sistema Único de Saúde [SUS], por meio de projeto de lei de iniciativa popular, para garantir 10% das receitas correntes brutas para a saúde”.
De acordo com Santos, cerca de 1,5 mil pessoas participaram da manifestação. Já a Polícia Militar estimou que 500 pessoas estiveram na esplanada em prol da causa. “Aqui, tem atores com os mais diferentes interesses. Essa proposta conseguiu unificar diversas entidades em um proposta única: os 10%”, disse o coordenador.
Ivone Evangelista Cabral, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), que esteve ontem (9) na esplanada para lutar pela aprovação do projeto que estipula a jornada da categoria em 30 horas semanais, voltou nesta quarta para, em frente ao Congresso Nacional, “reforçar a tese de que o Brasil precisa de 10% do PIB aplicado à saúde porque isso é um direito do cidadão”.
Para a integrante da diretoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Monalisa Barros, o conselho, junto com outras entidades nacionais, reivindicam verbas suficientes para atender à sociedade brasileira. “O SUS já promoveu uma grande modificação na saúde brasileira, mas está sempre pela metade”. Quanto à psicologia, Monalisa Barros disse que “a gente defende que a saúde mental seja ofertada de forma integral, no âmbito da assistência e no âmbito da saúde e não no âmbito judicial”.
Segundo o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá, as entidades terão mais 30 dias para recolher o restante das assinaturas. “Acreditamos que, em breve, viremos ao Congresso trazer mais de 2 milhões de assinaturas do povo brasileiro para melhor financiamento da saúde”.

Edição: Lana Cristina

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Oficina interregional de Implantação das Ouvidorias do SUS


A secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio de sua Ouvidoria Geral e da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, realizou no dia 02 de abril de 2013 no auditório na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral, a Oficina interregional de Implantação das Ouvidorias do SUS.
Participaram ouvidores e secretários de saúde de vinte e dois municípios da 11ª CRES.
O evento teve como objetivo qualificar os municípios cearense para a implantação de Ouvidorias, tendo em vista o processo de contratualização realizado no Contrato Organizativo de Ação Pública - COAP com relação ao indicador 13.1, que trata das ouvidorias do SUS.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

I Reunião do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde de Sobral/2013


A I Reunião do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde foi realizada no dia 22 de março de 2013, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia em Sobral, com a participação dos Conselheiros dos municípios de Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Sobral, Uruoca e Varjota. A abertura da reunião foi feita pelo Coordenador do Fórum Sr. Francisco Anastácio Dourado Félix. A mesa foi formada com Dr. Olivan de Sousa Queiroz - secretário de saúde de Sobral, Sr. Antonio Manoel Ferreira - presidente do CMS de Sobral, Sr. Anastácio Dourado Félix - Coordenador do Fórum, Nina Girão de Lima - representante do CESAU e Sr. José Otaviano Lopes Filho - representante da 11ª CRES e secretário executiva do Fórum que leu a Ata da IV Reunião do Fórum Regional/2012 e em seguida foi aprovada pela planária. A palestrante foi Dra. Rogena Weaver Noronha Brasil, que falou sobre a Estrutura e Funcionamento dos Conselhos Municipais de Saúde. O Tema foi bem debatida com a participação efetiva dos Conselheiros de Saúde presentes no Fórum. Estiveram presentes os Secretários Executivos dos referidos Conselhos. Tivemos o apoio técnico do Sr. José Airton Franca Vieira - fotografia e documentação. No final do evento os conselheiros em sua maioria decidiram que o primeiro Seminário do Controle Social será na cidade de Santana do Acaraú no dia 17 de abril de 2013. Ficou decidido que o II Fórum será no dia 13 de junho da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia em Sobral no horário de 8h as 13hs.