Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aulão prepara profissionais de saúde para controle do sarampo


Mil gestores da saúde, médicos e enfermeiros das unidades básicas e hospitais públicos e particulares dos municípios de Fortaleza e da Região Metropolitana de Fortaleza participam nesta terça-feira, 28 de janeiro, do ¨Aulão sobre sarampo¨, que a Secretaria da Saúde do Estado realiza em duas turmas de 500 participantes, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles. O treinamento vai mostrar a situação epidemiológica do sarampo no mundo, no Brasil e no Ceará, a vigilância epidemiológica dos casos suspeitos, aspectos clínicos do sarampo, e principalmente destacar a importância do diagnóstico diferencial das doenças exantemáticas, conduta clínica frente a um caso de sarampo, aspectos da vigilância laboratorial e imunização contra sarampo.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, foram notificados este ano 75 casos suspeitos de sarampo, até 24 de janeiro. Destes, 10 foram confirmados por critério laboratorial,  10 são suspeitos e 55 foram descartados pelos critérios clínico e laboratorial.  Dos casos confirmados,  seis são em menores de um ano de idade.

Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, teve início nos postos de saúde de Fortaleza a campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha começa por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos, depois de 15 anos sem registro da doença no Estado.  O dia "D" da campanha será no sábado, 1º de fevereiro, com a vacinação ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Região Metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.

Na campanha de vacinação, as crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, e faz parte do calendário básico da vacinação. A expectativa é imunizar 160.551 crianças só em Fortaleza. Incluindo os 14 municípios da Região Metropolitana, a expectativa aumenta para 246.036 crianças vacinadas. Os pais ou responsáveis não podem esquecer de levar aos postos os cartões de vacinação das crianças.      

Os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também estão com registros de casos. A entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação sempre atualizado. A vacina protege, com eficácia de 97%.

Assessoria de Comunicação da Sesa

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Agende-se: sai calendário de vacinação para todo o ano



O ditado popular diz que "é melhor prevenir do que remediar". E a melhor prevenção é a vacina. Então, está na hora de preparar a agenda de vacinações. O calendário de campanhas nacionais de vacinação já foi liberado pelo Ministério da Saúde para a Secretaria da Saúde do Estado.

O calendário começa em março e trará uma vacina inédita em todo o país no serviço público. Pela primeira vez haverá campanha da vacina HPV no calendário nacional de vacinação. O público-alvo a ser vacinado no ano de introdução da vacina serão  as meninas de 11 a 13 anos de idade. O objetivo é prevenir desde cedo o câncer do colo de útero. O dia ¨D¨ da campanha está definido para 10 de março em todos os Estados brasileiros. A primeira dose será aplicada até 10 de abril nas escolas públicas e privadas. Já a segunda dose da vacina HPV as meninas deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde, ainda conhecidas como postos de saúde, no período de 1 a 12 de setembro. A terceira dose estará disponível nos postos 60 meses após a primeira dose.

Outra importante campanha está marcada no calendário entre os dias 14 de abril a 2 de maio. É a campanha de vacinação contra influenza (gripe). Nesse mesmo período haverá a intensificação da primeira dose da vacina contra hepatite B. Ambas, com dia "D" agendado para 26 de abril. No dia 7 de junho, será  intensificada a vacinação da segunda dose contra hepatite B em todos os municípios cearenses.


CALENDÁRIO COMPLETO DE CAMPANHAS DE VACINAÇÃO


Introdução da Vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação para meninas de 11 a 13 anos
Dia “D” 10 de março
1ª dose: 10 de março a 10 de abril
2ª dose: 1º a 12 de setembro
3ª dose: 60 meses após a primeira dose
Influenza (gripe) e Hepatite B (1ª dose)
Dia “D” 26 de abril
Período: 14 de abril a 2 de maio
Hepatite B (2ª dose)
Dia 7 de junho
Poliomielite e Campanha Nacional de Multivacinação
Dia “D” 9 de agosto
Período: 9 a 22 de agosto
Hepatite B (3ª dose)
Dia 22 de novembro

Assessoria de Comunicação da Sesa

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Hospital Regional Norte realiza cirurgia inédita


O Hospital Regional Norte, construído pelo Governo do Estado em Sobral, realizou nesta quarta-feira (08/01) a primeira cirurgia craniana de alta complexidade para resolver um caso de uma paciente que sofria de neuralgia no trigêmeo. A operação, que durou mais de três horas foi um sucesso.

A paciente, natural de Mucambo, município da macrorregião Norte, tem 54 anos e sofria com as dores há sete anos. Cerca de duas horas após a cirurgia, ela acordou sem dores e totalmente recuperada. A neuralgia no trigêmeo é caracterizada pela compressão do nervo por uma artéria, o que gera uma dor na face que praticamente inviabiliza a pessoa de viver normalmente.

O serviço de neurologia do Hospital Regional Norte, que realiza semanalmente neurocirurgias das mais variadas complexidades, já é referência para todo o Nordeste e recebe pacientes de todas as partes do Ceará, inclusive da Capital.

A operação inédita foi realizada por uma equipe chefiada pelo neurocirurgião Gerardo Cristino. 

Assessoria de Comunicação da Sesa

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sesa lança novo projeto de gestão da regulação assistencial


A Secretaria da Saúde do Estado realiza na segunda-feira, 6 de janeiro, das 19 horas às 20h30min videoconferência para o lançamento do Projeto UNISUS WEB, ferramenta informatizada de gestão dos complexos reguladores estadual e municipais. A videoconferência terá a participação de gestores, coordenadores e diretores das secretarias municipais e Coordenadorias Regionais de Saúde, das centrais macrorregionais e regionais de regulação, das policlínicas, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), hospitais e unidades ambulatoriais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), com transmissão para Fortaleza, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Avenida Antonio Justa, 3161, Meireles, Sobral, no auditório do Hospital Regional Norte (HRN), Avenida John Sanford, 1505, e Cariri, no auditório do Hospital Regional do Cariri (HRC), Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, Triângulo, Juazeiro do Norte.

O Projeto UNISUS WEB é um upgrade tecnológico do software UNISUS, atual ferramenta utilizada pela Central de Regulação do SUS (Cresus), instância da Sesa que coordena o Complexo Regulador do Estado. A nova versão do sistema conta com aspectos tecnológicos e funcionais de última geração, operando via internet, com todos os processos e unidades interconectados em tempo real, com informações sintetizadas voltadas para a tomada de decisão e controle efetivo do acesso aos leitos de urgência/emergência e de cirurgias eletivas, agendamento de procedimentos ambulatoriais de médio e alto custo e complexidade. O UNISUS WEB agrega conceitos de agilidade e velocidade no tratamento das informações de regulação assistencial do Estado, além de interconectar todas as estruturas prestadoras de saúde pública em uma rede única integrada.

Os complexos reguladores são compostos por uma ou mais centrais separadas por categorias, como as responsáveis por internações, consultas e procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade, dentre outras. Eles ordenam o fluxo de pacientes em cada tipo de atendimento: dos mais básicos aos mais graves. Cabe aos complexos reguladores gerenciar desde a ocupação de leitos hospitalares até o controle dos limites financeiros. No Ceará, o Sistema Estadual de Regulação Assistencial é coordenado pela Sesa, sendo composto por unidades operacionais que têm responsabilidades específicas. Esse sistema inclui atividades de quatro naturezas diferentes: Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação Assistencial. As atividades das três primeiras categorias são desempenhadas diretamente pela Sesa. Já as atividades específicas de Regulação Assistencial, ainda que supervisionadas pela Sesa, são desempenhadas pelo conjunto de Centrais Regionais de Regulação Assistencial, divididas em três macrorregiões (Fortaleza, Sobral e Cariri).

Assessoria de Comunicação da Sesa