Páginas noticias da Saúde

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Sobral sediou o IV Seminário do Controle Social / 2013


A 11ª Cres realizou no dia 06 de dezembro de 2013, na cidade de Sobral o 4º Seminário do Controle Social. O Seminário teve a participação dos municípios da Área IV representados pelos conselheiros de Forquilha, Groaíras, Cariré, Irauçuba e Sobral. Um total de 20 participantes entre conselheiros e convidados. A palestra foi proferida pela Sra. Tereza Doralucia Rodrigues Ponte – representante da 11ª CRES. O tema abordado foi Avaliação Inicial do COAP na Região de Saúde de Sobral: O que melhorou, quais as dificuldades na pactuação e suas perspectivas até 2015. As discussões foram orientadas pelo Sr. Robério Linhares Rodrigues. O objetivo do Seminário foi disseminar o conhecimento entre os conselheiros para uma maior participação no Controle Social. 





segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Projeto de vacina para esquistossomose deve ganhar financiamento da OMS


A Fiocruz obteve recentemente mais uma conquista no campo de inovação em saúde: o projeto de desenvolvimento da vacina para a esquistossomose, baseado na molécula Sm14, está na lista das propostas demonstrativas em Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde pré-aprovadas para receber suporte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os projetos serão apresentados na próxima Assembleia Mundial da Saúde, que vai acontecer em maio do ano que vem. Trata-se de um alto reconhecimento, que situa o projeto dentre os mais promissores do mundo.
A vacina para esquistossomose, desenvolvida e patenteada pelo IOC/Fiocruz, é o primeiro imunizante para a doença no mundo (foto: Rogério Reis)
O projeto, atualmente em fase de testes clínicos, é baseado em descoberta inédita , liderado pela pesquisadora Miriam Tendler, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em uma rede de colaborações nacionais e internacionais. O anúncio da indicação foi feito durante a reunião da Consulta Técnica Global da organização, que ocorreu em Genebra, Suíça, entre 3 e 5 de dezembro. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho de 15 anos que vai dar origem à primeira vacina para helmintos no mundo, e ajudar a combater uma grave doença nas Américas e África”, declara o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação, Jorge Bermudez. Segundo ele, o projeto será um dos líderes no mundo em demonstração da relação entre pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A coordenadora do projeto, Miriam Tendler, destaca que se trata de um reconhecimento de relevância inestimável. “Estamos diante de uma oportunidade inédita para o Brasil exercer um papel fudamental de gerar e  atender demandas tecnológicas que beneficiem diretamente  os países endêmicos de doenças parasitárias, que não estão inseridas no cenário dos mercados comerciais explorados pelas indústrias”, declara. “Para esta conquista, contribuíram tanto os resultados científicos da fase experimental da vacina, quanto os resultados recentes  que atestam ter a tecnologia ultrapassado dois gargalos principais no desenvolvimento de uma vacina: o escalonamento do processo de produção e o início dos testes clínicos humanos com resultados  de segurança e imunogenicidade atestados”, complementa.  
Sobre a indicação
Os projetos demonstrativos submetidos à OMS deveriam ter como objetivo o desenvolvimento de tecnologias em saúde (medicamentos, diagnósticos, vacinas, entre outros) voltadas a doenças que afetam de forma desproporcional países em desenvolvimento, onde as lacunas no campo de P&D permanecem sem solução devido a falhas do mercado. As propostas, enviadas pelas seis regiões da OMS, deveriam demonstrar alternativas no uso da pesquisa e desenvolvimento que levem a resultados concretos de inovação. Foram submetidos, ao total, 22 projetos, dos quais sete foram selecionados.
As propostas escolhidas serão encaminhadas ao Conselho Executivo da OMS, que vai se reunir de 20 a 25 de janeiro e avaliar quais delas serão submetidas à Assembleia Mundial da Saúde. “Temos expectativa de que o projeto vai continuar a ser apoiado pelos especialistas e países membros da Organização Mundial da Saúde e, com isso, ganhará maior visibilidade e prioridade para receber mecanismos de financiamento da OMS”, afirma Bermudez.
O projeto
A vacina para esquistossomose, desenvolvida e patenteada pelo IOC/Fiocruz, é o primeiro imunizante para a doença no mundo. O projeto finalizou, no ano passado, a etapa de testes clínicos de fase 1, em seres humanos, que mostraram segurança e eficácia de proteção contra a doença. Para sua produção, os pesquisadores utilizaram a proteína Sm14 - obtida doSchistosoma mansoni, agente causador da enfermidade -, isolada no instituto ainda na década de 1990.
O imunizante também se mostrou eficaz para a fasciolose (verminose que afeta o gado), o que abre espaço para o desenvolvimento de vacinas voltadas a outras doenças humanas provocadas por helmintos. O modelo de pesquisa da Sm14 é também inédito na Fundação, já que é fruto da primeira parceria público-privada desenvolvida pela instituição, firmada com a empresa Ourofino Agronegócios. O anúncio da eficácia e segurança da vacina foi feito em junho do ano passado. O estudo foi apoiado financeiramente pelo IOC/Fiocruz e pelos mecanismos de financiamento de pesquisas científicas como CNPq e Finep, entre outros. A esquistossomose atinge 200 milhões de pessoas, e afeta principalmente países mais pobres.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

IV e último Seminário do Controle Social/2013

No dia 06 dezembro de 2013 das 8 às 12 horas, no salão saturno do Centro de Convenções de Sobral, será realizada o IV Seminário do Controle Social, onde participarão os Conselheiros da Área 04 – Groaíras, Forquilha, Irauçuba, Cariré, Varjota e Sobral. A programação do seminário se deu por iniciativa da plenária e da mesa coordenadora do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde da 11ª CRES. O evento reunirá 30 conselheiros, neste caso 05 por município, incluindo o Secretário Executivo do CMS. O tema será sobre - Avaliação Inicial do COAP na Região de Saúde de Sobral: O que melhorou, quais as dificuldades na pactuação e suas perspectivas até 2015.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dilma diz que com aids não se brinca e tratamento deve começar imediatamente após diagnóstico

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil 

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff escreveu hoje (1º) em sua conta no Twitter que o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste domingo, é uma data para reforçar a solidariedade com as pessoas infectadas pelo HIV. Dilma observou que o Ministério da Saúde está lançando campanha para disseminar os testes gratuitos e rápidos que detectam a presença do vírus no organismo.
“Quem descobre o vírus da aids a tempo de se cuidar pode viver com mais qualidade”, escreveu a presidenta, acrescentando que não se brinca com o vírus HIV e que o governo está avançando no protocolo para dar início ao tratamento assim que seja confirmada a presença do vírus. “Vários estudos demonstraram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV”.
O Ministério da Saúde anunciou hoje mudanças no atendimento de pessoas com HIV para que o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja iniciado imediatamente após o diagnóstico. Além de reduzir as possibilidades de transmissão, a medida tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.

Desde que o SUS iniciou a oferta do antirretroviral, há 17 anos, 313 mil pessoas fizeram o tratamento no país. Com o novo protocolo, a estimativa é que mais 100 mil pessoas sejam incluídas.

IV Reunião do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde de Sobral/2013

Foi realizada no dia 14 de novembro no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia em Sobral, a IV Reunião do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde, com a participação dos Conselheiros dos municípios de Alcântaras, Cariré, Catunda, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Massapê, Mucambo, Pacujá, Santa Quitéria, Sobral e Uruoca. A abertura da reunião foi feita pelo Coordenador do Fórum e representante do CESAU Sr. Francisco Anastácio Dourado Félix. A mesa foi formada com Paulo Marcelo Laranjeira Barrocas – assessor do gabinete da secretaria de saúde; João Emerson Ponte Prado – conselheiro de saúde de Sobral; Rafaella Albuquerque Pinto - secretária executiva do conselho de saúde de Santa Quitéria; Francisco Anastácio Dourado Félix – coordenador do Fórum e representando o CESAU e Maria Ione de Sousa – coordenadora da 16ª CRES. O Sr. Anastácio leu a Ata da III Reunião do Fórum Regional/2013 que em seguida foi aprovada pela planária. A palestrante foi Maria Ione – coordenadora da 16ª CRES, que falou sobre a Avaliação Inicial do COAP no Estado do Ceará: O que melhorou, quais as dificuldades na pactuação e suas perspectivas até 2015. O Tema foi bem debatida com a participação efetiva dos Conselheiros de Saúde presentes no Fórum. Estiveram presentes os Secretários Executivos dos referidos Conselhos. Tivemos o apoio técnico do Sr. José Airton Franca Vieira - fotografia e documentação. No final do evento ficou decidido que a I reunião do Fórum de 2014 será no dia 21 de março e terá como tema: Avaliação e monitoramento do COAP e será realizado também na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia em Sobral no horário de 8h as 13hs.