Páginas noticias da Saúde

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Curso marca Setembro Verde no Hospital Regional Norte


Chamado de Setembro Verde, o mês é marcado pela campanha nacional de sensibilização da população para a doação de órgãos. Em Sobral, o Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do Estado, não só aderiu à cor do movimento, com iluminação verde na fachada de sua entrada principal, mas também organizou uma série de atividades a partir desta quinta-feira, 24 de setembro, se estendendo até o sábado, 26. Nesse período será realizado o Curso Sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, no auditório do Centro de Estudos e Pesquisa, do próprio hospital.

Entre os temas abordados, os participantes poderão saber mais sobre como funciona o Banco de Olhos de Sobral e o transplante de córneas, sobre o processo de doação e transplantes e a situação no Estado e no Brasil, identificação, avaliação e manutenção do potencial doador, diagnóstico de morte encefálica, entrevista familiar, como cada religião trata o tema, como a imprensa trabalha suas pautas e reportagens sobre a doação, finalizando com depoimentos de pacientes e familiares de doadores.

De acordo com Olon Leite, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIDOHTT) do HRN, além do curso, serão realizados na última semana de setembro eventos relacionados ao assunto nas escolas de Sobral. "Abordaremos todos os pontos importantes relacionados ao processo do transplante, como determina o Sistema Nacional de Transplantes", disse. "Teremos, também, a participação de entidades religiosas e outros formadores de opinião, como representantes da imprensa, que além de debater sobre a questão, vez ou outra mostrada pela mídia, poderão ser multiplicadores da ideia de doar, e salvar vidas", acrescentou.


 Número relevante de doações

Além de Sobral, Crato, Barbalha, e Juazeiro do Norte, na macrorregião do Cariri, juntamente com Fortaleza, são os municípios do Ceará, que realizam captação de órgãos e tecidos para transplantes, em oito hospitais notificantes de potenciais doadores. No ano passado, a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado recebeu 152 notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos dos hospitais do interior do Estado, o que representa 24,4% de todas as 623 notificações registradas no Ceará. Desse total, 65 foram feitas pelo HRC, 53 pela Santa Casa de Sobral e 30 pelo HRN.

Em 2014, os hospitais do interior efetivaram 20% dos 220 potenciais doadores notificados no Estado, com 19 no HRC, 13 na Santa Casa de Sobral e 12 no HRN. Este ano, os hospitais do interior já fizeram 84 notificações de potenciais doadores, sendo 34 pelo HRC, 30 pela Santa Casa de Sobral, 17 pelo HRN e, os demais, pelos hospitais São Raimundo, São Vicente de Paulo e Santo Antônio. Já são 23 doadores efetivos este ano, 11 do HRC, sete da Santa Casa de Sobral e cinco do HRN.

O Curso Sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes tem apoio do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente do HRN, e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, responsável pela identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes na macrorregião norte. Para se inscrever no curso basta levar uma lata ou dois pacotes de leite em pó, que serão revertidos para doação.

Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Norte

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ceará atinge meta de vacinação contra a paralisia infantil


Com 95,76% de cobertura vacinal, o Ceará atingiu a meta de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no fechamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (sipni.datasus.gov.br), que permaneceu aberto até a quinta-feira, 10 de setembro, depois do encerramento da campanha, em 31 de agosto. Em todo o Estado, a meta mínima de cobertura, de 95%, foi superada por 164 municípios. Foram vacinadas 546.273 crianças da população de 570.452 na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos. Nos intervalos etários, 177 municípios cumpriram a meta de cobertura na faixa de 6 meses a menos de 1 ano, 153 na faixa de 1 ano, 107 na faixa de 2 anos, 124 na faixa de 3 anos e 141 na faixa de 4 anos. No Brasil, a cobertura vacinal ficou em 93,52%.

Na Campanha Nacional de Multivacinação, 335.822 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 188.154 foram vacinadas e receberam 172.740 doses das vacinas oferecidas – pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha era atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.

Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças, a campanha de vacinação ocorre todos os anos. Existe o risco da doença porque ainda há alguns países com registro de casos, onde a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

Assessoria de Comunicação da Sesa