Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dieta Alimentar

Para quem está há anos tentando emagrecer e já tentou de tudo - do cardápio que segue as fases da lua até o que libera apenas chás e sopas nas refeições-, só a idéia de começar um outro regime é capaz de fazer o estômago roncar, não é mesmo?
A boa notícia é que uma dieta ainda pouco citada nas conversas de academia e clínicas de beleza promete mudar o significado dessa temida palavrinha de cinco letras que insiste em assombrar o universo feminino. Dessa vez, a recomendação não é cortar nutrientes do prato, mas separá-los para serem consumidos em determinadas horas do dia.
» Conheça e experimente, na prática, a dieta dissociada
» Por que engordo comendo tão pouco?
» Chat: tecle sobre o assunto
O método de emagrecimento não é bem uma novidade, mas deve se tornar mais popular com o lançamento do livro Dieta Dissociada - Emagrecer com saúde comendo de tudo, do endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Na obra, o médico defende uma dieta de nome complicado, mas de proposta bem simples, que ele aplica há 20 anos, e com sucesso, no tratamento de pacientes obesos.
A dieta dissociada reacende a polêmica sobre não consumir massas, pães e arroz após as 18h. Além disso, recomenda não incluir ao mesmo tempo no prato esses carboidratos com as proteínas de origem animal (carnes e ovos).
Na prática, macarrão à bolonhesa e arroz com bife, por exemplo, deveriam ser evitados. "Ao ingerir carboidratos junto com as proteínas, o organismo libera mais insulina, e este hormônio inibe a ação da lipase, enzima que queima a gordura", comenta Soares. Por isso, a separação favorece o emagrecimento.
Quanto ao melhor horário para consumir um ou outro tipo de nutriente, o médico leva em conta as necessidades do organismo. Pela manhã, de acordo com Soares, o corpo pede os carboidratos, porque precisa de energia. À noite nos preparamos para dormir, relaxar e enfrentar um período longo sem comer. "A proteína provoca maior sensação de saciedade, evitando os famosos assaltos à geladeira", garante.
Principais vantagens
De acordo com o endocrinologista, esse é o tipo de dieta que a pessoa consegue seguir pelo resto da vida, porque não faz restrição à qualquer tipo de nutriente. "Os alimentos são apenas separados, mas tudo o que o corpo precisa é consumido ao longo do dia", explica Soares. Por isso, também não é contra-indicada para crianças, gestantes nem idosos. Para o médico, essa dieta é mais saudável do que outras restritivas que existem, porque ajuda quem precisa a perder peso, sem provocar danos à saúde por causa do desequilíbrio nutricional. "Um regime que só permite carboidratos no prato, por exemplo, a médio e longo prazos, leva ao acúmulo de triglicérides no sangue. Já uma dieta só de proteínas pode provocar aumento de colesterol e ácido úrico", ressalta. Segundo levantamento feito por um spa médico que há cinco anos adota a dieta dissociada, é possível uma redução mensal de até 10% do peso do paciente. Uma mulher de 56 anos, por exemplo, conseguiu perder 48 quilos em apenas cinco meses. De acordo com o médico Soares, ela apresentava, no início, problemas de artrose no joelho e muita dificuldade para andar, pois pesava 118 quilos - distribuídos em apenas 1,65m de altura.
"Após perder 10 quilos, com uma melhora na articulação do joelho, pôde iniciar outras atividades físicas, como hidroginástica e natação, sempre na água para ter menos impacto. Posteriormente, começou a fazer caminhadas e esteira e hoje continua com a dieta mesmo fora da clínica", comemora Soares.O outro lado. A nutróloga Samantha Enande, da Clínica Valéria Marcondes, diverge de opinião do médico, especialmente no que diz respeito a evitar carboidratos à noite. "O corpo precisa de calorias nesse péríodo também, e a proteína não vai fornecer isso", explica. "Além disso, a energia consumida pela manhã é gasta e você não consegue absorver a proteína ingerida à noite. Ajudaria a digestão noturna se houvesse consumo de um pouco de gordura, por exemplo, mas, como o intuito é emagrecer, não adiantaria nada", conclui. O médico rebate e diz que outra vantagem da dieta é não propor nada radical. A proposta é que o consumo de carboidratos pela manhã e de proteínas à noite torne-se um hábito, mas uma "escapadinha" na rotina não irá interferir no resultado final. "Se quiser ir à cantina à noite, comer uma boa massa, não há problema", garante Soares. "Porém, se lembre de pelo menos não misturar carboidratos e proteínas." Ou seja, vá de espaguete ao sugo e não à bolonhesa. A mistura com a carne, segundo o médico, chega a dobrar as calorias no prato.
O endocrinologista também não abre mão de regras básicas para quem deseja emagrecer, como fazer mais refeições ao longo do dia, com intervalos de quatro a cinco horas entre uma e outra. O ideal, segundo o médico, seria fazer três refeições básicas (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por um lanche. "Isso facilita o processo de emagrecimento, porque acelera o nosso metabolismo, já que queimamos mais calorias para fazer mais digestões", explica.Outro conselho que não pode faltar em qualquer regime e, por isso, também está nas regras da dieta dissociada, é o controle no consumo das guloseimas. "Infelizmente, quem quer emagrecer precisa sim controlar a compulsão pelos doces", adverte o médico. "O problema não é comer docinhos em eventos e festas, mas abusar todos os dias. A sacarose do açúcar comum faz o pâncreas liberar muita insulina, dificultando a queima de gordura. A solução é substituir o açúcar por adoçante ou mel natural", ensina o médico.
Serviço:
João César Castro Soares - endocrinologista
joaocesarcastro@yahoo.com.br

Fonte:Samantha Christie Enande - nutróloga
Clínica Valéria Marcondes
(11) 3672-5911
 

Um comentário: