Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fortaleza entra no circuito de teste de vacina contra a dengue .

dengue



29/12/2010 - 14:57


Fortaleza entra no circuito de testes para a produção nos próximos quatro anos, de uma vacina para combater a dengue que a Fundação Oswaldo Cruz vem pesquisando desde o ano de 1990. Além de Fortaleza, participam ainda do circuito Natal, Campo Grande e Goiânia.


A fase de testes em Fortaleza ficará subordinada à Universidade Federal do Ceará sob a orientação do professor Luiz Carlos Reis. 'A vacina será desenvolvida a partir da vacina existente contra a febre amarela para combater a dengue 1, 2, 3 e 4', informa Manoel Fonseca, chefe do Setor de Promoção e Proteção à Saúde da SESA.


O prazo estipulado pela Fiocruz de que a vacina chegue ao mercado nos próximos quatro anos é reiterado por Manoel Fonseca da Secretaria de Saúde do Ceará. Ele, no entanto, faz uma advertência sobre o mosquito transmissor. 'O mosquito da dengue já faz parte da ecologia do país. É impossível eliminá-lo', destaca.


fonte - Evandra Nogueira

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Carteiras chamam estudantes para agir contra a dengue

Qua, 29 de Dezembro de 2010 13:11
Pelo menos 15 mil carteiras de estudante vão circular a partir do início de fevereiro com a nova campanha "Dengue: se você agir, podemos evitar". As carteiras são dos estudantes da Universidade Vale do Acaraú, que são confeccionadas pela entidade UneUva. Pela primeira vez as carteiras da UVA mobilizam os universitários com um tema da saúde, resultado de uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado. A dengue substitui o tema Copa, destacado atualmente no verso das carteiras.
O presidente da entidade estudantil, Lourival Bezerra, afirma que "a ideia é chamar a atenção dos universitários para os cuidados com a dengue durante os 365 dias do ano e não apenas no período que antecede as chuvas". A carteira vale para o ano inteiro de 2011. "Sempre que os universitários da UVA utilizarem as carteiras vão lembrar de fazer os deveres de casa, que incluem limpeza e vedação da caixa d'água, manutenção de baldes e outros depósitos de água sempre bem tampados".
Para o Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Manoel Fonsêca, "quanto mais estratégias e alternativas de mobilização maiores são as chances de envolver a população no compromisso de prevenir a multiplicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença". Ele acrescenta: "Com as carteiras, vamos atingir o público universitário, que tem um grande potencial de mobilização e pode levar informações sobre os cuidados com a doença para dentro das universidades e outros espaços de atuação".
A Sesa desenvolve diversas ações de mobilização com o objetivo de despertar na população atitudes de prevenção à dengue. Uma das mais novas ações é com a educação. No próximo período letivo de 2011 levará a cartilha "Dengue: ação e prevenção" para escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza. A publicação, através de linguagem simples e objetiva entre estudantes, professora e uma agente comunitária de saúde, destaca a importância da prevenção para evitar casos da doença e de óbitos na comunidade. Os alunos, depois da conversa da agente comunitária de saúde, aprenderam tudo sobre dengue e saíram pela comunidade alertando as pessoas sobre o perigo da dengue. Viraram multiplicadores de informações.
No Ceará, este ano, até o último dia 17, foram confirmados 12.373 casos da doença em 124 municípios. Há 19 óbitos confirmados, sendo seis de dengue hemorrágica e 13 de dengue com complicação.
Última atualização ( Qua, 29 de Dezembro de 2010 13:55 )

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Arruda Bastos é o secretário da saúde do novo governo Cid Gomes .

Seg, 27 de Dezembro de 2010 15:50
O governador Cid Gomes anunciou no início da tarde desta segunda-feira, 27, o secretariado do novo governo. Arruda Bastos, que já é titular da Secretaria da Saúde desde abril deste ano e de 2007 a março de 2010 foi secretário executivo, é o secretário da saúde do segundo mandato de Cid Gomes, que começa em janeiro de 2011 - ver matéria "Arruda Bastos fala das novas ações e faz balanço".





Natural de Fortaleza e de família tradicional de Baturité, Raimundo José Arruda Bastos, 55 anos, é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará em 1979, com especializações em saúde pública, gestão em saúde, oncologia e ainda em administração de serviços de saúde e administração hospitalar. É servidor público concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado como médico no Hospital da Polícia Militar do Ceará.
Arruda Bastos é secretário da saúde do Estado. Assumiu a Secretaria da Saúde em abril deste ano. Até então e desde janeiro de 2007 era o secretário executivo da Sesa. Foi superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. É conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho Estadual do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). Em nível nacional, vice-presidente do Conselho de Secretários de Saúde (Conass).
No perfil, além de funções na gestão, a exemplo de diretor da Associação dos Hospitais do Ceará, diretor do Hospital Gonzaga Mota da Prefeitura de Fortaleza, diretor da rede de clínicas Prontoclínica e chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar, destaques na atuação sindical. Arruda Bastos foi diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.
Filiado ao PCdoB desde 2004, Arruda Bastos ainda acumula na história de vida atuação política. Foi suplente de deputado estadual, em 1990, suplente de vereador de Fortaleza em 1992 e ainda candidato a vice-governador do Ceará em 2002 e a vice-prefeito de Fortaleza em 2004.
Filho de Raimundo César Bastos (in memorian) e Maria de Lourdes Arruda Bastos, é casado com Marcília Alves Cordeiro Bastos, com quem tem quatro filhos – Bruno, Lia, Lívia e Lília.
Conheça mais o perfil do Secretário Arruda Bastos:
- Secretário da Saúde do Estado do Ceará.
- Secretário Executivo da Saúde do Estado de janeiro de 2007 a março de 2010
- Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará em 2008.
- Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde (Cesau).
- Vice presidente adjunto do Conselho de Secretários de Saúde (CONASS).
-Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA).
-Conselheiro do FECOP
- Pós-graduação em Administração Hospitalar
- Pós-graduação em Administração de Serviços e Saúde
- Diretor-geral do Hospital do Sindicato dos Estivadores de 1980 a 1986
- Diretor da Associação dos Hospitais do Ceará de 1982 a 1992
- Médico do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) de 1981 a 2000
- Membro do Conselho Consultivo do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) de 1990 a 1996
- Chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar desde 1982
- Membro da Comissão de Medicina da Revista Brasileira de Saúde das Polícias Militares
- Diretor da Associação Empresarial da Avenida Bezerra de Menezes (Assembem) desde 2002
- Membro efetivo das Sociedades de Cancerologia, Radiologia e Cirurgia
- Diretor da rede de clínicas Prontoclínica desde 1986
 Diretor do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará de 2005 a 2006
- Diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará de 2006 a 2009
- Acadêmico do curso de Direito da Unifor
 Secretário Executivo da Saúde do Ceará de 2007 a 2010

Dengue: se você agir, podemos evitar. .

Há 124 municípios cearenses com transmissão de dengue. Dezesseis municípios estão com casos de dengue hemorrágica. Com infestação do mosquito Aedes aegypti são 155 do total de 184 municípios existentes no Ceará. Em 86 municípios existe o risco alto e risco muito alto de epidemia no próximo ano, conforme já foi anunciado pelo Ministério da Saúde. Com risco alto são 41 municípios. Em situação de risco muito alto o número é maior: 45 municípios. O que pode e deve ser feito para reduzir o risco de aumento e de agravamento dos casos? ¨A prevenção e o controle da dengue exige ação integrada e permanente entre todos os setores e agentes, incluindo, além da saúde, diversas áreas, entre elas limpeza urbana, saneamento básico e educação¨, afirma Arruda Bastos, secretário da saúde do Estado.

Ele destaca a importância da população no combate à dengue: ¨não podemos transferir para a população a responsabilidade do controle da dengue, mas somente com a população fazendo a sua parte o mosquito não irá se reproduzir em caixas d`água, baldes, pneus e potes. Arruda Bastos observa que a nova campanha do Ministério da Saúde, com o tema ¨Dengue: se você agir, podemos prevenir¨ foi focada na mobilização social. Só existe a doença porque existe o mosquito transmissor, que se multiplica em caixas d`água sem telas, baldes descobertos, pneus jogados em terrenos baldios e potes sem toucas. Segundo estudos entomológicos, 90% dos focos do mosquito são encontrados dentro de casa. Daí a importância das famílias em manter vigilância 24 horas nos depósitos que acumulam água.
Para reduzir o agravamento dos casos e evitar óbitos, a Secretaria da Saúde do Estado alerta os gestores municipais e profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença. Além do aumento da proporção de casos de dengue hemorrágica, há uma diminuição na faixa etária dos pacientes. A média de idade decresceu de 38 anos no ano de 2001 para 18 anos em 2008. Neste ano, até o último boletim divulgado pela Sesa na última sexta-feira, 17, do total de 13 óbitos de dengue com complicação, oito foram confirmados em pacientes com menos de 14 anos de idade. Dos seis óbitos de dengue hemorrágica confirmados este ano a metade foi em crianças e adolescentes com menos de 14 anos.
Este ano há 12.373 casos confirmados de dengue no Ceará. Clique aqui para acessar o boletim atualizado da dengue no Ceará.
Última atualização ( Qui, 23 de Dezembro de 2010 15:47 )