Páginas noticias da Saúde

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dengue: se você agir, podemos evitar. .

Há 124 municípios cearenses com transmissão de dengue. Dezesseis municípios estão com casos de dengue hemorrágica. Com infestação do mosquito Aedes aegypti são 155 do total de 184 municípios existentes no Ceará. Em 86 municípios existe o risco alto e risco muito alto de epidemia no próximo ano, conforme já foi anunciado pelo Ministério da Saúde. Com risco alto são 41 municípios. Em situação de risco muito alto o número é maior: 45 municípios. O que pode e deve ser feito para reduzir o risco de aumento e de agravamento dos casos? ¨A prevenção e o controle da dengue exige ação integrada e permanente entre todos os setores e agentes, incluindo, além da saúde, diversas áreas, entre elas limpeza urbana, saneamento básico e educação¨, afirma Arruda Bastos, secretário da saúde do Estado.

Ele destaca a importância da população no combate à dengue: ¨não podemos transferir para a população a responsabilidade do controle da dengue, mas somente com a população fazendo a sua parte o mosquito não irá se reproduzir em caixas d`água, baldes, pneus e potes. Arruda Bastos observa que a nova campanha do Ministério da Saúde, com o tema ¨Dengue: se você agir, podemos prevenir¨ foi focada na mobilização social. Só existe a doença porque existe o mosquito transmissor, que se multiplica em caixas d`água sem telas, baldes descobertos, pneus jogados em terrenos baldios e potes sem toucas. Segundo estudos entomológicos, 90% dos focos do mosquito são encontrados dentro de casa. Daí a importância das famílias em manter vigilância 24 horas nos depósitos que acumulam água.
Para reduzir o agravamento dos casos e evitar óbitos, a Secretaria da Saúde do Estado alerta os gestores municipais e profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença. Além do aumento da proporção de casos de dengue hemorrágica, há uma diminuição na faixa etária dos pacientes. A média de idade decresceu de 38 anos no ano de 2001 para 18 anos em 2008. Neste ano, até o último boletim divulgado pela Sesa na última sexta-feira, 17, do total de 13 óbitos de dengue com complicação, oito foram confirmados em pacientes com menos de 14 anos de idade. Dos seis óbitos de dengue hemorrágica confirmados este ano a metade foi em crianças e adolescentes com menos de 14 anos.
Este ano há 12.373 casos confirmados de dengue no Ceará. Clique aqui para acessar o boletim atualizado da dengue no Ceará.
Última atualização ( Qui, 23 de Dezembro de 2010 15:47 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário