Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ministro da saúde reúne dia 26 prefeitos para reforçar combate à dengue


Qua, 23 de Fevereiro de 2011 11:44
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, estará em Fortaleza neste sábado, 26 de fevereiro, às 10 horas, com o governador do Estado, o secretário da saúde, Arruda Bastos, prefeitos e secretários de saúde dos municípios para conhecer as ações de combate à dengue no Ceará e reforçar a mobilização. A reunião será no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), na Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles.
O ministro está percorrendo os 16 Estados com alto risco de epidemia este ano. Entre eles, o Ceará. A mobilização nos Estados inclui o conhecimento do sistemas de prevenção, de controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e ainda o serviço de assistência aos pacientes. Segundo o Ministério da Saúde, a caravana do ministro serve para alertar cada vez mais a população sobre a importância da adoção de medidas para evitar a multiplicação do mosquito. Para o secretário Arruda Bastos, “a vinda do ministro desperta mais a população para o perigo da dengue e faz com que os prefeitos avancem em ações permanentes e efetivas no controle da doença”.
Desde o final do ano passado, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de mobilização e de controle da dengue. A primeira grande mobilização foi a “Caravana da dengue”, tendo à frente o secretário Arruda Bastos. Em dezembro, ele e uma equipe de técnicos da Sesa realizaram em Juazeiro do Norte e em Sobral encontros com os gestores municipais das duas macrorregiões para fazer um alerta sobre os riscos de epidemia e chamar a atenção para a necessidade imediata de promover a limpeza das cidades e de regularidade dos trabalhos dos agentes de endemias nas visitas domiciliares. Tudo para reduzir a infestação do mosquito e, consequentemente, a quantidade de casos da doença.
Ainda como ação de mobilização, a Sesa vem realizando reuniões periódicas com os integrantes do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue. O número de instituições participantes foi ampliado de 20 para 22, com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Defensoria Pública do Estado. A FIEC até já organizou para o período de 28 deste mês a 4 de março a campanha Indústria sem dengue, que vai mobilizar 150 mil trabalhadores das indústrias cearenses (ver matéria “Campanha ‘Indústria sem dengue’ será lançada dia 28”). Ainda nas ações de mobilização, a Sesa utilizou a força do esporte. Foi ao estádio Castelão durante dois jogos com a distribuição de folderes informativos, faixas nas arquibancadas e no placar dicas de como prevenir a dengue.
Com a finalidade de alertar os profissionais para o diagnóstico mais rápido da dengue, principalmente em crianças, a Sesa lançou na última sexta-feira, 18, e enviou para os profissionais de saúde de todo o Estado uma nota técnica. Na nota, são destacados os sintomas da doença e a importância da hidratação. Na assistência aos pacientes, a quantidade de leitos foi ampliada. O Hospital Infantil Albert Sabin, da rede estadual, 23 leitos foram disponibilizados. O Hospital São José, também da rede Sesa, reforça a estrutura de atendimento com mais 18 leitos. O Hospital da Polícia Militar, que deve ser integrado à rede Sesa, disponibiliza 45 leitos.
Após a reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde, o ministro Alexandre Padilha acompanhará o secretário Arruda Bastos em visita às instalações da UPA 24 horas da Praia do Futuro. A UPA 24 horas da Regional II, que já está pronta para ser inaugurada, tem 1.300 m2 de área e recebeu investimentos de R$3.542.500,00 em obras e R$ 800.000,00 em equipamentos, em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.
Classificada como de porte 3, a nova unidade terá capacidade de realizar até 450 atendimentos diários, cobrindo uma população de 300 mil habitantes, contando com seis médicos e até 20 leitos. A UPA 24 horas oferece serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. A população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.
No Ceará serão 32 UPAs 24 horas. Em 2010 foram assinadas 14 ordens de serviço para o início das obras. Hoje, além da UPA 24 horas da Regional II, já estão prontas para receber equipamentos as UPAs da Regional V, de porte 3, e da Regional VI, de porte 2, em Fortaleza, e a UPA de Maranguape, também de porte 2. As unidades de Crateús e Pentecoste, ambas de porte 1, estão com 90% das obras concluídas. Em Fortaleza, a UPA da Regional III, de porte 2, também está em obras.

Um comentário:

  1. Tantos telefones que me deram da Prefeitura, Reginal II e até agora não consegui solicitar urgente um fiscal para tratar de focos de mosquito da dengue numa piscina de casa demolida na Rua Silva Jatahy 55, que fica em frente ao prédio onde resido com minha família!! Será que por este blog consigo alguma coisa? Obrigada, Márcia

    ResponderExcluir