Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Vá ao Hemoce e doe medula óssea

As campanhas de doação de medula óssea são constantes em todo o país para ajudar a salvar vidas de pacientes com doenças hematológicas, leucemias, linfomas, entre outras. O transplante de medula óssea, tecido encontrado no interior dos ossos com a função de produzir os glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas, é a única chance desses pacientes continuarem vivendo.

Encontrar um doador compatível não é fácil. Apenas 25% dos pacientes têm a chance de encontrar um doador entre familiares. Por isso é feito um trabalho regular de conscientização em relação a importância de se cadastrar como possível doador de medula óssea. O cadastro deve se manter sempre atualizado.

Para aumentar as chances de um doador compatível, existe o banco mundial de doadores de medula óssea, que reúne 71 registros de células tronco hematopoiética (as células que dão origem ao sangue), em 58 países, e 48 bancos de cordão umbilical em 32 países. Atualmente, estão cadastrados nesse banco mais de 24 milhões de pessoas. Mais de 3 milhões fazem parte do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). O Brasil é o terceiro lugar mundial no ranking de pessoas cadastradas. Fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha.
Desde o ano 2000, o Hemoce é o responsável pelo cadastro dos possíveis doadores de medula óssea no Ceará. Ao longo dos últimos 14 anos, mais de 120 mil pessoas já se cadastraram. Realizar o cadastro de doação é simples. O que é preciso:

- Ter entre 18 e 55 anos
- Estar bem de saúde
- Não ter tido câncer
- Apresentar documento de identidade e comprovante de endereço

ATENÇÃO: O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml)
Caso seja compatível, o Redome/ Hemoce entra em contato. Para manter o cadastro atualizado, você pode falar com o Hemoce (Núcleo de Medula Óssea - ou entrar no site do Redome ( http://goo.gl/3q8rE ).



Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Centro Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)


Nenhum comentário:

Postar um comentário