Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SITUAÇÃO DA DENGUE NA MERUOCA EM 2011.




PREFEITURA MUNICIPAL DE MERUOCA

SECRETARIA DE SAÚDE

Rua Dom Expedito, 48 – Centro – Fone / Fax – (88) 3649-1257.

SITUAÇÃO DA DENGUE 2011

CLASSIFICAÇÃO = O MUNICIPIO DE MERUOCA ENCONTRA-SE EM SITUAÇÃO DE RISCO MODERADO: EXISTE O MOSQUITO, MAS NÃO HÁ CIRCULAÇÃO DE VÍRUS (PESSOAS INFECTADAS).

ULTIMOS CASOS DE DENGUE MERUOCA= 2007

INDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL: 0,28%

RISCO DA DENGUE EM MERUOCA = OS FOCOS ENCONTRADOS COM MAIOR FREQUÊNCIA NA SEDE FORAM EM DEPÓSITOS INSERVIVEIS (FUNDO DE QUINTAIS) E EM CAMILOS NOS TANQUES DEVIDO AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA IRREGULAR.

PREVENÇÃO E CONTROLE ANO 2011

TRABALHOS PREVENTIVOS = MUTIRÃO DE LIMPEZA (SEMESTRAL), REUNIÃO COM A COMUNIDADE (CAMILOS), DIVULGAÇÃO DOMICILIAR ATRAVÉS DOS GUARDAS DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE, PALESTRAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS E SUBSTITUIÇÃO DOS TANQUES P/BALDES COM TAMPA (CAMILOS).

CONTROLE QUIMICO = SEDE E DISTRITOS VIZINHOS (USO DE LARVICIDA NOS DEPÓSITOS, DE 30 EM 30 DIAS). DISTRITO CAMILOS: COLOCAÇÃO DE SACHÊS EM TANQUES COM MONITORAMENTO SEMANALMENTE, TRABALHO REALIZADO COM INSETICIDA NO INTRA E PERI DOMICILIAR EM CAMILOS COM BOMBA COSTAL TIPO HATSUTA.

CONTROLE BIOLOGICO= 100% DOS CACIMBÕES ESTÃO PEIXADOS COM A ESPÉCIE LEBISTE, COM MONITORAMENTO MENSAL.

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS = REALIZAÇÃO DE OFICINA NO ANO DE 2010 PARA GUARDAS DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE.

OBS: VALE RESSALTAR QUE NO 1º CICLO DE 2011, O ÍNDICE DE INFESTAÇÃO EM CAMILOS ERA DE 8,09% E JÁ NO 2º CICLO APRESENTOU 1,66%; PROVANDO ASSIM UM BOM TRABALHO DOS GUARDAS DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE.

INSUMOS:

BOMBA TIPO HATSUTA (PULVERIZADOR)

INSETICIDAS

MATERIAL BUROCRATICO

LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA

ANO   2010  Nº CASOS =73

CONCENTRAÇÃO POR ÁREA           
70% NA ÁREA DE SÃO FCº, 25% EM CAMILOS E 5% EM ANIL E SEDE.

ANO 2011 07 CASOS

90% EM CAMILOS (FRECHEIRAS) E 10% DISTRIBUÍDOS EM SÃO FCº E SEDE.
UM DOS PRINCIPAIS FATORES PARA O AUMENTO DOS CASOS DE LEISHMANIOSE DAR-SE AO DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO (DESMATAMENTO, QUEIMADAS) PELO HOMEM.

COMO MEDIDAS DE PREVENÇÃO ORIENTAMOS A POPULAÇÃO MANTER NAS PROXIMIDADES DE SUA CASA LIMPA E AREJADA E ANEXOS COMO CHIQUEIROS E GALINHEIROS AFASTADOS DE SUA CASA; MANTER-SE SEMPRE PROTEGIDOS NO HORÁRIO DE TRABALHO (AGRICULTURA) COMO TAMBÉM EVITAR BANHOS EM RIACHOS AO AMANHECER E ENTARDECER.

OBS: ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO (CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS E COMPRA DOS INSUMOS CITADOS) DOS GESTORES: PREFEITO FONTELES E SECRETÁRIA DE SAÚDE ANA LAURA ESTAMOS REALIZANDO UM TRABALHO COM MAIOR COBERTURA E DENTRO DO PRAZO DETERMINADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, TENDO ASSIM UM MELHOR CONTROLE (REDUÇÃO) DA DENGUE E LEISHMANIOSE NO MUNICÍPIO.


AIRTON BASTOS

SUPERVISOR DE ENDEMIAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário