Páginas noticias da Saúde

terça-feira, 12 de julho de 2011

O Ceará concluirá até o dia 19 de julho a etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011. As 184 conferências municipais de saúde, que começaram a ser realizadas em 11 de maio, elegerão 1.496 delegados à etapa estadual. A VI Conferência Estadual de Saúde ocorrerá em Fortaleza, de 20 a 23 de setembro, e elegerá 120 delegados à etapa nacional.

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, participou de diversas conferências municipais, entre elas em Mulungu, Crato, Iguatu e Aracoiaba. Nas conferências municipais, ele apresenta a situação da saúde no Ceará, incluindo as ações e números do SUS no Estado e a estruturação da nova rede de assistência à saúde, com a construção de 22 policlínicas regionais, 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais e cinco hospitais. Em todas as conferências municipais há a participação de representantes da Seda e de assessores do Cesau.

Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde objetiva discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a 14ª Conferência vai debater e aprovar em suas três etapas propostas sobre política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

Os documentos orientadores para a 14ª Conferência Nacional de Saúde em todas as suas etapas estão disponíveis no endereço www.conselho.saude.gov.br/14cns.
Veja a seguir as datas das conferências municipais.
Data Município
12 Poranga
12 Canindé
12 Uruburetama
13 Itapipoca
13 Ararendá
13 Aquiraz
13 Deputado Irapuan Pinheiro
14 Tururu
14 Alto Santo
14 Nova Russas
14 Moraujo
15 Cariré
15 Fortaleza
15 Novo Oriente
15 Ibaretama
15 Miraíma
15 Quiterianopolis
19 Quixeré
19 Quixeramobim
19 Umirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário