Páginas noticias da Saúde

terça-feira, 12 de julho de 2011

XXVII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

O vice-presidente do CONASS na região Nordeste e também secretário de estado do Ceará, Raimundo Arruda Bastos, participou nesta segunda (11) da mesa – Valorização, qualificação e fortalecimento da Atenção Básica - durante o XXVII Congresso do Conasems. O secretário fez um breve histórico sobre a Atenção Básica, sobre a evolução do Programa da Saúde da Família (PSF) e falou da importância dos agentes comunitários da saúde na Atenção Básica.
Para o secretário, a saúde vive um momento importante e o encontro é uma ótima oportunidade para debater sobre o fortalecimento da Atenção Básica, além das novas pactuações junto com Ministério da Saúde.
Segundo ele, os resultados no Ceará são positivos com a Estratégia Saúde da Família e a participação dos agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde. “Houve uma redução da mortalidade infantil. Em 1994, quando surgiu o PSF, a Taxa de Mortalidade Infantil no Ceará era de 50 por mil crianças nascidas vivas. Em 2009 ficou em 15,5”, ressaltou.
Na apresentação Bastos destacou o compromisso de valorizar os profissionais da atenção primária e promover os agentes comunitários. “Desde abril de 2008 os agentes passaram a ter vínculo com a Secretaria da Saúde do Estado e recebem contracheques da Sesa”, destacou.

Assessoria de Comunicação do Conass

Nenhum comentário:

Postar um comentário