Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sesa lança guia de assistência para reduzir mortalidade materna

A Secretaria da Saúde do Estado lança nesta segunda-feira, 31, mais um instrumento para reforçar as ações focadas na redução da mortalidade materna no Ceará. O Protocolo Clínico para Assistência Obstétrica apresenta sete protocolos clínicos com orientações aos profissionais de saúde sobre condutas clínicas para o diagnóstico de doenças e procedimentos terapêuticos indicados durante a gravidez, parto e puerpério, como doenças hipertensivas na gestação, síndromes hemorrágicas, abortamentos e infecções puerperais. O lançamento acontecerá durante o Encontro sobre Assistência Integral à Saúde da Mulher, que a Sesa realiza no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, a partir das 8h30min, nesta segunda-feira.


No Ceará, a média da razão de mortalidade materna no período de 2005 a 2009 foi de 74,6 óbitos por 100 mil nascidos vivos, semelhante à média do país. No ano de 2009, foram confirmadas 109 mortes maternas, com uma razão de mortalidade materna de 74,7 por 100 mil nascidos vivos, distribuídas por 63 municípios (24,2% do total) e em todas as 21 microrregiões de saúde do Estado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como aceitável uma razão de até 20 óbitos por 100 mil nascidos vivos.

Prevenção

Para promover a saúde da mulher e reduzir a mortalidade materna, a Secretaria da Saúde do Estado desenvolve ações nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, incluindo educação permanente dos profissionais e estruturação dos serviços obstétricos, orientação das gestantes e distribuição dos contraceptivos Misoprostol e Implanon. Foram implantados 21 comitês microrregionais de redução da mortalidade materna e assinados os pactos nacional e estadual pela redução da mortalidade materna e neonatal. O Ceará é, também, o primeiro Estado a garantir para todas as gestantes dos 184 municípios dois testes de HIV.

Na área da assistência ao parto, a Sesa estimulou a melhoria dos serviços prestados nos municípios, com investimentos em reformas de hospitais de pequeno porte, que ganharam centros de partos humanizados, e aquisição de equipamentos para hospitais e maternidades. O relatório de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, compromisso pactuado pelo Brasil e mais 190 países com a Organização das Nações Unidas (ONU), registra que o Ceará tem procurado melhorar a saúde das gestantes, realizando 96,5% dos partos em hospitais, com acompanhamento de profissionais, diminuindo assim o risco de óbitos.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário