Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 8 de março de 2012

Prevenção em defesa da vida no Dia Mundial do Rim, 8 de março

Rins em defesa da vida. Com essa ideia, a Liga de Prevenção da Doença Renal, a Associação dos Pacientes Renais do Ceará e a Sociedade Brasileira de Nefrologia, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, estarão na Praça José de Alencar nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Mundial do Rim, das 8 às 14 horas. Serão realizados na praça serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e aconselhamentos para a prevenção das doenças renais. Prédios e monumentos espalhados pelo país também receberão iluminação especial, como o edifício-sede do Ministério da Saúde, em Brasília, que ficará iluminado com a cor amarelo. Em Fortaleza, o monumento da Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha, estará iluminado.
Estima-se que no Brasil 10 milhões de pessoas sofram com a doença renal crônica em algum dos seus cinco estágios. No Ceará, mais de 3 mil pacientes realizam mensalmente tratamento dialítico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A diálise é o tratamento para repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo. Insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Até que os rins estejam funcionando somente com 10 a 12% da função renal normal, os pacientes podem ser tratados com medicamentos e dieta. Quando a função renal é reduzida abaixo desses valores, é necessário o uso de outros métodos de tratamento, como diálise ou transplante renal.

Hemodiálise do HGF
Em julho de 2010, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), único hospital no Estado que realiza hemodiálise em pacientes renais agudos, passou a atender com equipamentos ainda mais modernos. Os equipamentos fazem parte do Sistema Terapêutico Genius, um equipamento voltado para Terapias Extracorpóreas em Insuficiência Renal Aguda, IRA.já utilizado em países da Europa e da América Latina e em cerca de 20 hospitais públicos do Brasil, onde chegou há cerca de 5 anos. O HGF realiza cerca de mil hemodiálises por mês. A unidade é também referência nacional nos transplantes renais. Em 2011, foram realizadas no Brasil 4.957 transplantes de rins. Com 260 cirurgias realizados no ano, o Ceará foi o quinto estado do país que mais transplantes de rins realizou por milhão da população, com taxa 30,8 procedimentos no ano passado.
Atualmente, a Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública mundial, sendo que em todo o mundo mais de um milhão de pessoas estão em diálise e outros tantos milhões apresentam algum grau de perda de função renal. Os principais fatores de risco para a DRC são a hipertensão arterial, o diabetes melittus, sobrepeso, tabagismo, idade acima de 50 anos, história familiar de doença renal e o histórico pessoal de algum tipo de doença renal.

Como prevenir
A identificação da DRC é simples e deve ser feita ao verificar a dosagem de creatinina no sangue e a pesquisa de proteína no exame de urina. Algumas medidas simples podem prevenir o aparecimento de doenças renais, como relaciona a Sociedade Brasileira de Nefrologia:
- controlar a dieta: evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
- evitar excesso de peso
- fazer exercícios regularmente
- não fumar
- controlar a pressão arterial e o diabetes
Além disso, é necessário fazer uso adequado de medicamentos, evitar remédios que agridam os rins, verificar periodicamente o níveis de proteinúria e dosagem de creatinina no sangue por meio de exames, consultar regularmente seu clínico e nefrologista. Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário