Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Operação fumacê combate à dengue em Fortaleza até dia 12

A Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Ministério da saúde, desde a última segunda-feira, 7, está com 30 carros fumacês nas ruas de 119 bairros das seis regionais de Fortaleza para combater a proliferação do mosquito da dengue. Até o final da operação, dia 12, sábado, serão contemplados 18.473 quarteirões. Em março deste ano foi realizado fumacê em 33 bairros da regional III. A recomendação é de as famílias abram janelas e portas para que o inseticida possa alcançar o mosquito que está dentro de casa, nos jardins ou nos quintais.

O controle químico do mosquito da dengue é feito com pulverização espacial de inseticida fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de elevação dos índices de infestação predial do mosquito e de forma racional e segura. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do Aedes aegypti. Atinge somente o mosquito adulto em pleno voo. Ou seja, o inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Daí, a importância da população está mobilizada para ter cuidados e se proteger do mosquito. Não deve ficar esperando apenas pelo fumacê. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

Este ano, até sexta-feira, conforme boletim epidemiológico elaborado e divulgado pela Sesa sexta-feira, 4 de maio, foram confirmados 7.583 casos de dengue em 96 municípios. O número de óbitos confirmados está em 13, sendo 11 na capital, 1 em Juazeiro do Norte e 1 em Canindé.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário