Páginas noticias da Saúde

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fortaleza está 'no limite' de epidemia de dengue, diz coordenador

Fortaleza registra 3,6 mil casos confirmados da doença neste ano.
Situação é 'preocupante' e prefeitura traça estratégia de combate à doença.

André Teixeira Do G1 CE

Fortaleza está "no limite" para se ter uma edemia de dengue em 2012 de acordo com o coordenador de epidemiologia da prefeitura de Fortaleza, Antônio Lima. De acordo com o coordenador, Fortaleza confirmou neste ano 3.684 casos de dengue até a quarta-feira (25), um aumento de 18% em relação à semana anterior.

Ainda de acordo com o Antônio Lima, foram notificados nesta semana mais 2 mil casos de suspeitas de dengue. No total, 7.034 mil pessoas notificaram suspeita de dengue na capital cearense em 2012. Para Antônio Lima, a cidade está em uma "situação preocupante".

saiba mais

· Ceará tem mais de cinco mil casos de dengue registrados em 2012

"A situação é preocupante, estamos no limite de uma epidemia da doença", diz. O coordenador de epidemiologia de Fortaleza explica que a epidemia se dá quando o número de casos confirmados ultrapassa a média dos últimos 10 anos. Segundo Antônio Lima, a atual situação de Fortaleza é de "canal de epidemia", quando os índices estão próximo da média dos últimos 10 anos.
Em Fortaleza, quatro pessoas morreram por dengue neste ano. E Juazeiro do Norte, no interior do estado, também há um surto da doença. Uma criança morreu de dengue na cidade. Apesar dos dados "preocupantes", a prefeitura de Fortaleza lembra que o índice está abaixo dos números no mesmo período do ano passado. Até abril de 2011, Fortaleza havia confirmado 1.553 casos.
Precauções
As secretarias de saúde de Fortaleza e do estado se reuniram nesta semana para traçar estratégias de combate à dengue na capital cearense. Segundo Antônio Lima, a prefeitura vai intensificar o combate a focos da dengues nos bairros e os postos de saúde vão realizar atendimento no período da noite durante a semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário