Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Forquilha e Carnaubal inauguram dia 6 Unidades Básicas de Saúde

Construídas com recursos do Governo do Estado, mais duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) serão inauguradas no interior. O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, participa na quinta-feira, 6 de dezembro, da inauguração da unidade em Forquilha, na sede do município, às 9h30min, e do distrito Sítio Cachoeira do Norte em Carnaubal, 14h30min. No total, são 150 unidades construídas com recursos do Governo do Estado nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em cada unidade, o Governo investiu R$ 178.660,00. Nas 150 UBSFs o investimento foi de R$ 26.779.000,00. A definição dos 150 municípios contemplados com o financiamento obedeceu aos critérios de cobertura do PSF igual ou maior a 75%, pelo menos 90% das gestantes recebendo quatro ou mais consultas de pré-natal e adesão à política de consórcios públicos de saúde. Os consórcios são uma estratégia nova no Ceará que o Governo do Estado adotou na gestão das 21 policlínicas e 18 Centros de Especialidades Odontológicas para fortalecer a regionalização, ampliando e facilitando o acesso a consultas com especialistas e ainda a exames.

Com as novas 150 Unidades Básicas de Saúde da Família, 1,5 milhão de cearenses terão mais acesso aos serviços de saúde e melhoria da qualidade da assistência na atenção primária porque vão encontram equipamentos mais modernos e profissionais trabalhando em condições adequadas de infraestrutura. As novas UBSFs substituem os antigos postos de saúde, que na grande maioria funcionavam em instalações inadequadas e alugadas pelas prefeituras municipais. Os serviços da atenção básica são de responsabilidade das prefeituras, mas em apoio às gestões municipais o Estado decidiu estruturar uma nova rede de Unidades Básicas de Saúde da Família.

A liberação dos recursos com a finalidade de melhorar a infraestrutura e oferta de serviços de saúde da atenção primária é resultado de um projeto da Secretaria da Saúde do Estado, com a parceria da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). O projeto foi aprovado pelo Conselho Consultivo de Políticas Sociais do Fecop em novembro de 2009, pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE) e aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário