Páginas noticias da Saúde

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

4 de outubro: Dia do Agente Comunitário de Saúde


4 de outubro é o Dia do Agente Comunitário de Saúde. A data tem  importância para a atenção básica à saúde de todos os Estados e municípios. Para o Ceará, em especial. O feito do pioneirismo dos ACSs foi aqui, no nosso Estado. O profissional de nível médio, cuidando da saúde das famílias, na visita casa a casa, nasceu no Ceará em 1987, sete anos antes do Programa Saúde da Família. Depois a experiência dos Agentes Comunitários de Saúde foi replicada em todo o Brasil.

O Ceará saiu na frente também na estadualização dos ACSs, acabando com a precarização do trabalho quando no dia 1º de maio de 2008 o governo do Estado  incorporou 8.023 profissionais na folha de pagamento da Secretaria da Saúde do Estado. Desde essa data recebem os salários no mesmo dia dos servidores da Sesa. Sempre no dia 1º de cada mês.

Antes da estadualização, a relação de trabalho dos ACSs era através de contratos com associações e sofriam com as mudanças periódicas, a cada eleição dos gestores municipais. Por mês, o valor do pagamento mensal aos ACSs é de R$6 milhões. 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário