A rede de ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado atendeu no primeiro
semestre deste ano 3.453 manifestações da população, entre sugestões, denúncias,
elogios, solicitações, informações e reclamações. Entre janeiro e junho de 2013,
o Relatório da Ouvidoria Geral da Sesa constata redução proporcional da
insatisfação da população por “procedimentos ou serviços agendados e não
realizados”, que em 2010 representou 40% das reclamações, no primeiro semestre
de 2012 ficou em 32% e, no primeiro semestre deste ano, ficou em 30%. Do total
de manifestações recebidas pelas ouvidorias da Sesa, 37% foram de reclamações,
21% de pedidos de informação, 18% de solicitações de atendimentos ou de acesso a
serviços, 17% de elogios, 4% de denúncias e 3% de sugestões.
A Ouvidoria
Geral da Sesa tem se empenhado em descentralizar os canais de acesso, com a
expansão de unidades para atendimento presencial à população em todo o Estado e
a qualificação do serviço de teleatendimento, pelo número 0800 275 1520. Para
garantir atendimento presencial, em 2013 foram criadas mais duas ouvidorias em
unidades da Sesa, que atualmente dispõe de 42 ouvidorias descentralizadas em
funcionamento. No Ceará, a Ouvidoria Geral coordena a Rede de Ouvidorias da Sesa
e o processo de descentralização das ouvidorias do SUS no Estado, junto aos
municípios que aderiram ao Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP)
assumiram o compromisso de implantar suas ouvidorias do SUS até final de 2013.
Este ano, 64 municípios informaram dispor de ouvidorias em funcionamento e 93
contratualizaram a implantação.
As ouvidorias do SUS têm o papel de
acolher as manifestações dos cidadãos, efetuar o encaminhamento, orientação e
acompanhamento da demanda e dar retorno ao usuário, na busca de propiciar uma
resolução adequada aos problemas apresentados; ampliar a participação dos
cidadãos na gestão do SUS; possibilitar à instituição a avaliação contínua da
qualidade das ações e dos serviços prestados; e subsidiar a gestão nas tomadas
de decisões e na formulação de políticas públicas de saúde. A estruturação do
Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS no âmbito do Estado do Ceará envolve o
apoio, o monitoramento e a avaliação do processo de implantação e implementação
das Ouvidorias do SUS nos municípios e nas unidades assistenciais de saúde
pública, contando com a participação ativa do Fórum Cearense de Ouvidorias do
SUS, composto pelas ouvidorias do SUS já existentes no Ceará.
Os usuários
do SUS podem falar com as ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado, incluindo
hospitais, unidades e regionais de saúde pelo telefone 0800.275.1520, por carta
(Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema – CEP 60060-440), ou pelo SOU
Sistema de Ouvidoria.
Assessoria de Comunicação da Sesa
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