Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Primeiro transplante de medula alogênico no Ceará será terça-feira, 11


Será realizado nesta terça-feira, 11, às 10 horas, pelo Hemoce, em parceria com o Hospital Universitário Wálter Cantídio, o primeiro transplante alogênico de medula  no Ceará. Com leucemia aguda grave, a paciente que vai receber células sadias de um doador, é de Tabuleiro do Norte e tem 29 anos de idade.  "Estamos felizes e cientes da responsabilidade que estamos assumindo com mais esse avanço na área de transplantes do nosso Estado", afirma o médico hematologista e coordenador do Banco de Cordão Umbilical e Placentário do Hemoce, Fernando Barroso. No Nordeste, quatro Estados realizam transplantes alogênicos: Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.

Desde setembro de 2008 o Ceará realiza transplante autólogo ( paciente recebe células sadias do próprio paciente). De lá para cá já foram feitos 128 autólogos. Fernando Barroso observa que os bons resultados dos transplantes autólogos contribuíram para que o Ministério da Saúde aprovasse e autorizasse o Hemoce a realizar os transplantes alogênicos.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária para reconstituição de uma nova medula saudável. A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. As células sadias da medula podem ser obtidas de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Para doação de medula óssea, ligue para o Hemoce, que atende pelo telefone 31012296. No Brasil, a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil. Daí, a importância em doar. Quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes. Em janeiro o Hemoce cadastrou 536 doadores. Para se tornar um doador de medula óssea é preciso:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade.
- Estar em bom estado geral de saúde
- Não ter doença infecciosa transmissível pela sangue

Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário