Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Conferência debate saúde do trabalhador e da trabalhadora

Mais de 500 participantes são esperados para a  4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT) dos segmentos de usuários, gestores e trabalhadores da saúde de todas as 22 Regiões de Saúde do Ceará. Uma realização do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a 4ª CESTT acontecerá nos próximos dias 9, 10 e 11, no Mareiro Hotel, Avenida beira-mar, 2380, Meireles. A solenidade de abertura será na segunda-feira, 9, às 17 horas, mas antes, às 14 horas será iniciado o credenciamento dos participantes. Nos demais dias, as atividades começam às 8 horas e vão até às 17 horas.

O momento é considerado de grande importância para a saúde pública. As Conferências têm a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) nos níveis municipais, estaduais e nacional.

Nos três meses que antecederam a 4ª CESTT, houve mobilizações em todos os municípios e regiões. Nove etapas macrorregionais foram realizadas, e mais de 1.500 pessoas participaram dos debates e da formulação das propostas que possam qualificar a implementação da PNSTT no Estado, que irão subsidiar as discussões e deliberações para a 4ª CESTT.

Os números do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NUAST), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, apontam que  nos últimos cinco anos houve um crescimento de 93,7% nas notificações em saúde do trabalhador. Em 2009 foram 1.823 registros. No ano passado o quantitativo saltou para 3.532, resultado principalmente do trabalho que tem sido feito desde 2005, quando começaram a ser implantados os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests).

Os Cerests dão subsídio técnico para o SUS nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde do trabalhador. No total, são nove Cerests em todo o Ceará. O objetivo é que cada uma das 22 CRES tenham um Centro.  

Uma das metas do Cerest estadual, unidade da Sesa que funciona na Avenida Imperador, no Centro de Fortaleza, em frente ao Hospital Geral César Cals,  estabelecida em 2013 é de aumentar em 200% as inspeções em ambientes de trabalho até 2015, além da ampliação das investigações dos acidentes de trabalho.

Para o presidente do Cesau-CE, João Marques de Farias, a 4ª CESTT vem para fortificar a PNSTT e assim dar maior capilaridade. “Com uma política mais forte e profissionais sensibilizados,  poderemos evitar essas sub-notificações e nortear melhor as políticas de saúde do trabalhador. Os acidentes de trabalho têm um custo elevado para a sociedade, tanto na questão da previdência social, que vai pagar os benefícios, como para o SUS, pois a maioria destes pacientes são graves e ficam um longo tempo no sistema”.

Temática e eixos

O tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado” irá orientar as discussões na 4ª CESTT, que também será guiada pelo eixo principal: “A Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”.


Mais informações:
Thays Lavor
Assessora de comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário