Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Posse de Carlile Lavor na Secretaria da Saúde será hoje, dia 5

A solenidade de posse do novo secretário da saúde do Estado, Carlile Lavor, será realizada às 17 horas desta segunda-feira, 5 de janeiro de 2015. Local: pátio interno da Sesa. Antônio Carlile Holanda Lavor nasceu no dia 23 de agosto de 1940, em Jucás. Médico, formado pela Universidade Federal do Ceará, tem formação em Microbiologia. Carlile Lavor trabalhou no Instituto de Medicina Preventiva do Ceará (IMEP-UFC), dirigiu o laboratório de microbiologia do Hospital das Clínicas e o laboratório do Hospital de Maracanaú.

Foi professor da Universidade de Brasília de 1969 a 1978. Lá construiu as bases do sanitarismo comunitário e iniciou as pesquisas, ainda na década de 70, para a construção do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), uma das marcas de sua gestão como secretário de Saúde do Estado, de março de 1987 a abril de 1988. Nesse período, contratou 6.000 agentes comunitários de saúde para um trabalho emergencial por um ano. Os agentes de saúde transformaram-se em programa permanente da Secretaria e, em 1991, foi adotado pelo Ministério da Saúde.

Carlile Lavor ajudou a criar o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-Ce), presidindo-o desde sua criação, em 1989, até 1991. Ex-prefeito de Jucás, presidiu a Associação dos Municípios do Ceará, dedicando-se especialmente à campanha de escolarização das crianças de 7 a 14 anos, contribuindo para criação do Fundef. Premiado pelo Unicef, representou o Brasil no Encontro Internacional dos Prefeitos Amigos da Criança, realizado no México, em 1994. Na África, iniciou em 2007 a implantação do Programa Agentes Comunitários de Saúde em Luanda, Angola. Em 2014 ajudou o governo angolano a regulamentar o PACS. Quando convidado a retornar à Secretaria da Saúde do Estado, Carlile Lavor dirigia o escritório da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará e estava à frente da implantação da unidade da Fiocruz no Estado.

Assessoria de Comunicação da Sesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário