Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Sesa realiza atividades pelo Dia de Combate à Hipertensão


Sábado, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e na sexta-feira, 25, a Secretaria da Saúde do Estado fará uma manhã de ações de prevenção, com aferição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), atividades laborais, incluindo dança e alongamento, e orientações sobre alimentação saudável, com menos sal. Serão realizadas na Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 12 horas. No Ceará, a hipertensão arterial acomete aproximadamente 940 mil pessoas com mais de 30 anos de idade. Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca e angina, insuficiência renal e alterações na visão que podem levar à cegueira.

Em Fortaleza, conforme o Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, 20,8% da população adulta acima de 18 anos referem diagnóstico médico de hipertensão arterial. A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas e entre 40% e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada. Para o controle da hipertensão, é necessário praticar atividades físicas todos os dias, manter o peso ideal, reduzir ou até eliminar o consumo de álcool, abandonar o cigarro e adotar alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados. Os principais sintomas do aumento de pressão arterial são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz. Pessoas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticas ou têm familiares hipertensos correm maior risco de serem hipertensas.

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, acontece quando a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 8% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% de acidente vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo.

Assessoria de Comunicação da Sesa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário