Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Hospital Regional Norte faz atendimento integral à saúde dos bebês


A UTI neonatal do Hospital Regional Norte, inaugurada no final de setembro do ano passado, conta hoje com 10 bebês internados com os mais variados casos, como má formação, problemas durante o parto, prematuridade. De janeiro a março deste ano, a UTI neonatal tem registradas 67 internações, atendendo com uma média de 94% da capacidade. A unidade recebe crianças como a pequena Jéssica, que divide espaço com mais nove crianças. A menina é prematura de 8 meses, e há 22 dias nasceu com uma obstrução intestinal. A alimentação por via parental (na veia) tem ajudando a garantir o peso com cerca de 2.398 kg.

Para a recuperação do bebê, os pais Jessé e Thallany dos Santos, moradores de Sobral, contam com o trabalho da equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para  o pai Jessé, "apesar da dificuldade no nascimento, Jéssica está tendo a oportunidade de atendimento de qualidade, aqui no Hospital Regional. Agora é rezar para que tudo continue dando certo e que a gente possa levar nossa filha para casa".

Na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), onde é prestado atendimento aos pacientes em situação estável, seis técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, além da equipe de apoio com assistente social, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta trabalham para dar conta de outros dez bebês internados. Em muitos desses casos, eles já recebem alimentação oral, ou seja, o leite da mãe, que ajuda a ganhar peso e reduz o tempo de internação.

A estrutura de assistência à saúde das crianças do Hospital Regional Norte inclui ainda o programa ¨Mãe Canguru¨, que garante o contato dos bebês ao corpo da mãe por muito mais tempo, promovendo uma maior interação entre os dois. O "Estar Materno" é outro ambiente de descanso para as mães, oferecido pelo HRN, que também disponibiliza o Lactário, Lá, o leite materno é colhido e entregue, dependendo das necessidades diárias de cada criança.

De acordo com Josélia Lopes, coordenadora da equipe de enfermagem dos três setores, "as mães, moradoras de municípios como Itarema, Tianguá, Camocim, São Benedito, Groaíras, Varjota e Santana do Acaraú, também contam com apoio de uma equipe multiprofissional, que realiza palestras e diversas outras atividades com orientações importantes para o cuidado e desenvolvimento dos bebês.

Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Norte

(88) 9659.4083

Nenhum comentário:

Postar um comentário