Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Campanha de vacinação contra sarampo será ampliada em Massapê


O Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado e a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Sobral realizam nesta semana, de segunda a sexta-feira, 28 de julho a 1º de agosto, ação de vacinação ampliada e seletiva contra o sarampo em Massapê, com o Dia “D” de mobilização na quarta-feira, 30 de julho. O município cumpriu a meta de cobertura vacinal durante a campanha de vacinação para enfrentamento do surto da doença no Ceará, com 99,92% das crianças de seis meses a menores de cinco anos imunizadas no período. A vacinação seletiva foi programada por causa do registro de oito casos confirmados de sarampo e de outros 42 casos notificados e em investigação, a maioria fora da faixa etária do público-alvo da campanha. Em Massapê, sete casos confirmados da doença e 35 em investigação estão nas faixas etárias compreendidas entre os 5 e maiores de 50 anos.

Em todo o Ceará, foram confirmados a partir de 25 de dezembro do ano passado 233 casos de sarampo e há 63 em investigação. A campanha de vacinação encerrada na sexta-feira, 25 de julho, atingiu cobertura de 72,89% da população-alvo de 310.838 crianças, com 226.567 doses da vacina tríplice viral aplicadas até a manhã de segunda-feira, dia 25. Dos 158 municípios participantes dessa etapa da campanha, 51 cumpriram a meta de imunização de 95% da população-alvo. Para os 107 municípios que ainda não atingiram a meta de imunização, a Coordenação Estadual de Imunização adiou o encerramento da campanha para a sexta-feira, 1º de agosto.


A Secretaria da Saúde do Estado orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação a adotar como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas e alerta para a necessidade de alimentar o sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para atualização das coberturas alcançadas. Pais e responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de cinco anos para vacinar, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina. Os municípios também devem intensificar as ações de imunização contra o sarampo na vacinação de rotina da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, conforme definido no Calendário Nacional de Vacinação.

O Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade. Dos 10 aos 19 anos, devem ser aplicadas duas doses de vacina com o componente sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre os 20 e os 49 anos, a indicação é de uma dose da vacina.

Os 26 municípios que realizaram campanha de vacinação contra o sarampo no primeiro semestre do ano imunizaram mais que a população de 283.222 de crianças menores de cinco anos, com aplicação de 292.244 doses. A campanha de vacinação ocorreu no primeiro semestre nos municípios de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Pindoretama, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Aracati, Jaguaribe e Camocim.



Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Nenhum comentário:

Postar um comentário