Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Fiocruz disponibiliza cartões eletrônicos com mais de 60 espécies de barbeiros


Uma novidade que promete contribuir ainda mais para o conhecimento acerca dos vetores da doença de Chagas no Brasil e o seu controle nas cinco regiões do país. Assim pode ser considerada a disponibilização online e gratuita dos cartões ilustrativos com as 66 espécies de barbeiros encontradas em território nacional até o momento. Desenvolvido originalmente em formato impresso, pelo Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em 2010, esses cartões são referência para os agentes de saúde de todo o país, já tendo sido distribuídos mais de 8 mil unidades.  

Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, geralmente é transmitido de um hospedeiro a outro por insetos – no caso humano, o principal vetor é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão (foto: Acervo CCS/Fiocruz)

Chefe do Laboratório e um dos responsáveis pela elaboração do produto, José Jurberg comemorou a novidade. “A partir de agora, podemos levar informação de qualidade para mais pessoas. Além de auxiliar os profissionais da área da Saúde, esse material poderá ser amplamente utilizado por professores, estudantes e demais interessados no tema”, explicou.

Jurberg ressaltou, ainda, a importância de ultrapassar as barreiras físicas e estender o conhecimento para a população. “Muitas vezes, as pessoas notam um inseto estranho circulando em suas residências, mas não sabem identificá-lo. Com esse material online, é possível, por exemplo, reconhecer se é ou não um barbeiro”.
Assim como na versão impressa, os cartões eletrônicos trazem ilustrações dos vetores, sua medida real, nome científico, informações sobre o habitat natural da espécie e seu ciclo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário