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terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ouvidoria da Sesa conquista, de novo, 1º lugar em desempenho

A Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde do Estado melhorou a pontuação e manteve, no primeiro semestre de 2014, o melhor resultado da avaliação de desempenho das Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual de nível 3 conquistado no semestre anterior, de julho a dezembro de 2013. O resultado da avaliação de desempenho foi divulgado em Portaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A pontuação final que garantiu o primeiro lugar da ouvidoria geral da Sesa na categoria de ouvidorias de grande porte subiu de 9,2 para 9,5, do máximo de 10.

A avaliação foi realizada por comissão instituída pela CGE. Para atribuir a pontuação, a avaliação de desempenho considera a resolutividade das demandas, a pontualidade no envio do relatório da ouvidoria, infraestrutura, composição da equipe e ações e projetos inovadores propostos pela ouvidoria. As ouvidorias do governo do Estado são classificadas em três níveis, de acordo com a quantidade de manifestações registradas no semestre – até 150 (tipo 1), até 500 (tipo 2) e acima de 500 (tipo 3).

A Rede de Ouvidorias da Sesa, composta de 48 ouvidorias em funcionamento nos hospitais e unidades assistenciais e Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). As Ouvidorias da Sesa fazem parte da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, vinculada à CGE. Integram também o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde. Os usuários do SUS podem falar com as ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado, incluindo hospitais, unidades e regionais de saúde pelo telefone 0800.275.1520, por carta (Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema – CEP 60060-440), ou pelo Sistema de Ouvidoria.

Compete às ouvidorias, dentre outras funções, acolher as manifestações dos cidadãos relacionadas às ações e serviços do SUS, encaminhar aos órgãos competentes as manifestações recebidas, acompanhar as apurações e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas. As ouvidorias devem, ainda, fornecer orientações sobre saúde, sobre o funcionamento do SUS, e ainda sobre os direitos e deveres dos cidadãos, além de implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS.

Assessoria de Comunicação da Sesa

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