Páginas noticias da Saúde

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Programação de 20 a 24 de maio marca Semana da Planta Medicinal


A Secretaria da Saúde do Estado realizará cinco atividades e eventos na Semana da Planta Medicinal, que ocorrerá de 20 a 24 deste mês. Na abertura, às 16 horas da próxima segunda-feira, 20, haverá uma missa de ação de graças, no auditório da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Sesa, que fica na Avenida Washington Soares, 7605, Messejana. É a Coasf, através do Núcleo de  Fitoterapia, que desenvolve a programação da Semana da Planta Medicinal.

Um dos destaques está na implementação, das 9 às 12 horas de terça-feira, 21 de maio, das ações de fitoterapia no Centro de Saúde do Meireles, unidade da rede Sesa que prescreve, na rotina de atendimentos, medicamentos fitoterápicos aos pacientes. Entre eles, o sabonete de alecrim pimenta, que é um antimicrobiano, e a pomada de confrey, utilizado para cicatrizações. Além do Centro de Saúde do Meireles, outras unidades da rede estadual também trabalham com medicamentos  fitoterápicos, como o Instituto Dona Libânia, o Centro de Hipertensão e Diabetes e o Hospital Infantil Albert Sabin.

Dezenas de plantas medicinais estarão sendo expostas durante  a semana, precisamente na sexta-feira, 24 de maio, das 9 às 12 horas. A exposição será no Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. Na Relação Estadual de Plantas Medicinais há 30 espécies. São cultivadas no Horto Estadual, uma farmácia natural a céu aberto mantida no Núcleo de Fitoterapia da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Sesa.  

Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário