Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Transplante de pulmão: aumenta procura de pacientes de outros estados do país


O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é o único das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a realizar transplante de pulmão. O serviço teve início em 14 de junho de 2011, contando com o profissionalismo de uma equipe multidisciplinar. A primeira cirurgia foi um grande marco para o atendimento de pacientes com graves problemas respiratórios. “Antes, eles não tinham alternativa de tratamento e agora têm a disposição um serviço de alta qualidade”, disse o coordenador da equipe, o cirurgião torácico Antero Gomes Neto.

De lá pra cá, dez procedimentos foram realizados pela equipe do Hospital de Messejana. Os resultados de sobrevida dos pacientes operados, de oitenta por cento, expressam o desempenho e a competência da equipe. “De dez casos, oito estão vivos e com excelente qualidade de vida, meta muito difícil de ser alcançada em um serviço novo, que lida com um uma intervenção de tamanha complexidade”, ressaltou Antero.

O último paciente transplantado pela equipe, em fevereiro deste ano, é de Pernambuco, o segundo de outro estado do país.  Rubens Freire de Gusmão, 50 anos, era portador de fibrose pulmonar em estágio avançado e dependia de oxigênio 24 horas por dia. Hoje, respira sem a ajuda de aparelhos e vive uma vida normal. A equipe de Transplante de Pulmão está percebendo que a demanda de pacientes de outros estados está crescendo, chegando a vinte por cento do total.  “Também já realizamos o transplante de um pacientes do Rio Grande do Norte e temos dois de outras regiões aguardando na fila pelo procedimento”, revelou o coordenador do serviço.

Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser encaminhado pelo médico de seu estado de origem, que deve enviar um relatório clinico com os dados do paciente e o motivo da indicação do transplante. O paciente é agendado para uma consulta com a equipe clínica e cirúrgica do programa do Hospital de Messejana. Depois de uma avaliação criteriosa poderá ser incluído em lista para ser transplantado, ou o transplante pode ser contra-indicado.

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

Nenhum comentário:

Postar um comentário