Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mais 7 pacientes da capital fazem cirurgias e exames neurológicos no HRN

Os 7 pacientes que farão cirurgias e exames nesta quinta-feira, no HRN 

Todas as quintas-feiras, desde o último o dia 24, o Hospital Regional Norte, construído pelo governo do Estado em Sobral, faz operações em pacientes com doenças neurológicas vindos da capital. Nesta quinta-feira, 7, o número de pacientes supera o das duas semanas anteriores. Ao invés de quatro, serão 7 sete, de diferentes bairros de Fortaleza, encaminhados através da Central de Regulação do Estado/ SUS. Farão exames e cirurgias neurológicas de alta complexidade. Uma delas é a dona de casa Irene Lima da Silva, 46 anos, moradora do Conjunto Ceará, que há um ano sofreu um AVC e aneurisma. A equipe de neurocirurgiões fará  cirurgia de embolização na paciente.

Além dela, nesta quinta-feira mais dois pacientes ficarão livres do aneurisma, dilatação anormal das artérias cerebrais, com as cirurgias de embolização, que utilizam catéteres. Através dos catéteres, o aneurisma é preenchido com molas de platina, impedindo que o fluxo de sangue entre no aneurisma. A artéria que tinha um aneurisma fica aberta levando sangue de forma adequada para os pacientes.   

Quatro pacientes farão o complexo exame de arteriografia para o diagnóstico de doenças cerebrovasculares. Entre elas a aposentada Maria Margarida Oliveira de Mesquita,60 anos, moradora da Aldeota em Fortaleza, que sofreu um AVC. Segundo ela, a espera pelo exame já durava 1 ano, com frequentes e fortes dores de cabeça.

Para o diretor do HRN, Julimar Menezes, “a regulação de pacientes da capital é a comprovação de que a rede pública no interior passou a ter atendimento especializado de excelência, reconhecendo o direito de assistência com qualidade”. O Hospital Regional Norte atende a população dos 55 municípios da macrorregião, e pelo grau de qualificação dos profissionais e moderno perfil tecnológico está recebendo pacientes com doenças neurológicas também da capital, com o objetivo de acabar com o sofrimento dos que esperam por cirurgias.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário