Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Arruda Bastos participa da missão do Ministério da Saúde em Cuba

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, integrará a comitiva do Ministério da Saúde em Cuba, desta quinta, 22 de setembro, até sábado, 24, com a presença do ministro Alexandre Padilha. O objetivo da missão é estreitar relações bilaterais e visitar instituições cubanas da área da saúde pública, com ênfase em atividades de transferência de tecnologia para produção e desenvolvimento conjunto de medicamentos, vacinas, pesquisas e biotecnologia, além de outros temas para o fortalecimento da cooperação Brasil-Cuba em saúde.


Para obter esses resultados, a comitiva brasileira vai estar em três ministérios, universidades e centros de ciências cubanos. No primeiro dia, 22, a missão brasileira terá reunião com o ministro da saúde pública, Roberto Morales Ojeda. No dia seguinte, 23, pela manhã os brasileiros serão recebidos no Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e à tarde no Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro. Os centros visitados serão o de Engenharia Genética e Biotecnologia e o de Imunologia Molecular. A comitiva também visitará a Faculdade de Medicina Salvador Allende.

Arruda Bastos reserva ainda na sua programação no país de Fidel Castro uma visita à Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba, com reunião marcada com o reitor Juan Carrizo. Na tarde da sexta-feira vai estar com estudantes cearenses, que fazem o curso de medicina na ELAM, e participaram este ano da Semana de Saúde Cuba-Ceará, realizada em Sobral, com apoio da Sesa e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral. Entre eles, Tiago Ponciano, que, por telefone, disse que “a expectativa com a chegada da missão é de ampliação e reforço do intercâmbio do Ceará e do Brasil, especialmente na área da saúde, ciência e tecnologia”. Ele acrescentou que “para os gestores da saúde pública brasileira nada melhor do que conhecer, ver de perto as experiências e avanços de Cuba na atenção primária”. A ELAM recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Os estudantes são bolsistas do governo cubano, com garantia de material didático, moradia e alimentação.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário