A Secretaria da Saúde do Estado vai mobilizar os coordenadores de imunização das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e dos 184 municípios cearenses em três seminários macrorregionais. Objetivo: manter atualizados sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e alertar para o cumprimento das metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como vem acontecendo. O “Seminário macrorregional de imunização” será realizado no dia 28 deste mês, em Fortaleza, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), das 9 às 17 horas, no dia 21 de outubro, na macrorregião de saúde do Cariri e, no dia 8 de novembro, em Sobral. Cada um dos seminários reunirá 300 profissionais, no total 900.
O seminário vai trazer ao Ceará técnicos do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para falar sobre a introdução de novas vacinas no Programa Nacional de Imunização, o que deverá acontecer em até cinco anos, o processo de implantação das vacinas pneumocócica 10 valente meningocócica C conjugada no Ceará, e analisar os problemas para o cumprimento das coberturas vacinais nos dias nacionais de vacinação e na vacinação de rotina. Os participantes serão também atualizados sobre possíveis reações às vacinas e sobre as indicações para uso de imunobiológicos especiais.
Este ano, o Ceará cumpriu todas as metas de imunização estabelecidas pelo Ministério da Saúde para as campanhas de vacinação. Inclusive na segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que seria encerrada nesta sexta-feira, 16 de setembro. O Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o próximo dia 30 de setembro. A justificativa foram as fortes chuvas que provocaram alagamentos em alguns Estados, principalmente Santa Catarina, o que criou dificuldades para a vacinação. O Ceará vacinou contra a pólio 100% das crianças menores de 5 anos na primeira etapa de vacinação e 95% na segunda etapa. A vacinação contra a gripe sazonal ficou acima da meta em 2011, com 82,51% do público alvo imunizado.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário