A Secretaria da Saúde do Estado efetuou nesta quinta-feira, 8 de setembro, o repasse dos recursos de convênios mantidos com quatro comunidades terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos. Os convênios mantidos com o Projeto Volta Israel, da Comunidade Católica Shalom, Comunidade Desafio Jovem, Casa Leão de Judá e Casa Mãe da Divina Providência, garantem a oferta de 54 leitos para tratamento de dependentes. Para o tratamento de cada dependente, por mês, a Sesa repassa R$ 1.200,00. Os recursos são do Tesouro do Estado. Os convênios com as comunidades terapêuticas são renovados no período de seis meses.
Na rede de hospitais da Sesa, o Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) é a referência no tratamento de dependentes químicos. O Núcleo de Atendimento ao Dependente Químico do hospital é composto de dois serviços: Unidade de Desintoxicação, com 20 leitos, e um Centro de Convivência Elo de Vida para dependentes químicos, com capacidade para 30 pacientes/dia.
A iniciativa do Hospital Dia Elo de Vida e da Unidade de Desintoxicação-UD do Hospital Mental de Messejana é promover reflexão sobre os riscos do uso de droga, os males, efeitos, causas, a importância da prevenção e de como e onde procurar ajuda para os dependentes de drogas.
As portas de entrada para a assistência e tratamento dos dependentes químicos são formadas pelas unidades básicas de saúde e CAPS AD, sob gestão dos municípios, e as emergências dos hospitais psiquiátricos e hospitais gerais públicos ou conveniados que mantenham leitos psiquiátricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário