Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dia do cardiologista: o que fazer para ter um coração saudável?

A cardiologia sempre me chamou atenção pela objetividade. O cardiologista é o especialista que intervém no momento mais crucial da vida de uma pessoa, salva vidas, foi o que me chamou para a profissão”. É com essa declaração que a médica Danielli Lino, da equipe do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública estadual, define o sentimento que a levou a escolher a cardiologia, no dia do cardiologista, 14 de agosto. Ela atua na área há quatro anos. Formada pela Universidade Federal do Ceará, além de residência em cardiologia fez também residência em clínica geral. No total, 10 anos de formação em medicina. Referência em cardiologia e pneumologia, o Hospital de Messejana tem 92 médicos cardiologistas.
Mais um pouco de prosa e a cardiologista Danielli Lino confessa: "melhor mesmo era que todos cuidassem da própria saúde para não adoecerem do coração". Como isso é possível? “Pode parecer batido, mas nunca é demais repetir”, diz ela. “Nós sempre procuramos orientar os pacientes para que tenham hábitos de vida saudáveis. Você pode até ter uma predisposição familiar, genética, isso não podemos mudar, mas o que a gente pode fazer é ter uma boa alimentação e controlar os fatores de riscos que levam às doenças mais graves”. E explica mais. “É preciso controlar a pressão arterial , o colesterol e evitar o tabagismo. Também é necessário praticar exercícios físicos, evitar o sedentarismo. São coisas simples. Mas o simples é o mais difícil. Mais fácil é tomar medicação, que é o que muita gente acha, mas não é o correto.”
A médica explica ainda que é prudente procurar um cardiologista a partir dos 45 anos de idade ou em caso de fazer parte de um grupo de risco. Entre os principais grupos de risco estão as pessoas com diabetes, os idosos, as mulheres na menopausa e as pessoas que têm familiares com doenças do coração.
A população precisa aprender a se alimentar corretamente e fazer exercícios regularmente. Como boa alimentação, Danielli Lino recomenda uma dieta rica em frutas, verduras e vegetais e alimentos pobres em gorduras saturadas. “O prato certo é o colorido. Quanto mais cheio de vegetais e alimentos cozidos ou assados, no lugar dos fritos, melhor”, ensina. Na prática de exercícios, a cardiologista recomenda “Três a cinco vezes de prática por semana, com duração de 30 minutos. Dá para começar pela caminhada.”
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Letícia Amaral: (85) 3101.4092 / 8707.2664)

Nenhum comentário:

Postar um comentário