Páginas noticias da Saúde

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Sesa orienta sobre riscos do tabagismo, aids e dengue dia 5



Nesta terça-feira, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, profissionais da Secretaria da Saúde do Estado vão ao Shopping Benfica, na Avenida da Universidade, em Fortaleza, para levar informações sobre diferentes doenças, entre elas a aids, dengue e tabagismo, e, principalmente, orientar sobre a prevenção.  A ação será das 13 às 18 horas.

Aids e tabagismo

Para prevenir a aids e outras doenças sexualmente transmitidas, serão entregues preservativos a quem circular pelo shopping. Contra o tabagismo, a Sesa vai alertar sobre os riscos para a saúde e a qualidade de vida mostrando a grande quantidade de substâncias existentes no cigarro. Entre elas, o formol, usado na conservação de cadáver, a naftalina para matar baratas, a acetona para remover esmalte e glicerina que é utilizada na fabricação de sabonetes. A nicotina é a substância mais conhecida do cigarro pelo poder de gerar dependência química. A amônia, também existente no cigarro, tem a função de liberar mais nicotina e assim acelerar a dependência.    

Dengue  

Através do ciclo evolutivo, quem circular pelo shopping verá de perto todas as etapas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, desde  o ovo até a fase adulta, quando sai por aí picando e ameaçando a saúde da população. Com a ajuda de microscópio, será possível observar que o Aedes aegypti é cheio de manchas brancas, a principal diferença do mosquito em relação a muriçosa. Todo cuidado é pouco com depósitos que podem acumular água para a multiplicação do mosquito que transmite a dengue, doença que mata, enquanto a muriçoca só incomoda.

Osvaldo Cruz

O Dia Nacional da Saúde rememora o dia do nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, em 5 de agosto de 1872. Além de contribuir com a erradicação da epidemia de peste bubônica, febre amarela e varíola, contribuiu para a estruturação das ações de saúde públicas no Brasil e para a criação do Instituto Soroterápico Federal, hoje a Fundação Osvaldo Cruz.



Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br  / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Nenhum comentário:

Postar um comentário